A família paterna de Lorenza de Pinho realizou, na manhã deste domingo (9) de Dia das Mães, um manifesto silencioso na porta do 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros, na região da Pampulha, local onde o marido dela, o promotor André de Pinho, está preso preventivamente.
Pinho foi acusado de feminicídio pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Polícia Civil (PMMG). Conforme apurações da equipe técnica pericial que investigou o caso, o promotor matou a mulher asfixiada e intoxicada – com associação de álcool a uma alta dosagem de antidepressivos – , no apartamento do casal em Belo Horizonte, no dia 2 de abril.
O pai de Lorenza, o aviador aposentado Marco Aurélio Silva, 73, colocou uma coroa de flores que carrega a inscrição “Justiça por Lorenza” na porta do 3° Batalhão para simbolizar a aversão à atitude de Pinho que, ao matar a esposa, deixou órfãos cinco crianças entre 2 e 16 anos.
“Vim aqui hoje para demonstrar minha antipatia ao André, que tirou a vida da minha filha. André tomou de Lorenza o direito celebrar o Dia das Mães junto com os cinco filhos, que ela tanto amava”, desabafou.
O aviador saiu de Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde mora com a esposa, e veio para Belo Horizonte para realizar o ato que, além de demonstrar repulsa ao assassinato da filha, tem o intuito de manter viva a memória da vítima. “O caso não será esquecido. O André vai cumprir a pena máxima”, ressaltou o pai de Lorenza.
Homenagens privadas e orações
A reportagem de O Tempo procurou o tutor dos filhos de André e Lorenza de Pinho, o médico Bruno Sander, que explicou que a família vai passar o Dia das Mães recolhida em sua fazenda em orações à memória da matriarca. Ainda segundo ele, não haverá nenhuma homenagem pública. “As crianças farão homenagens privadas e orações em memória da mãe”, disse Sander.
O médico ainda enfatizou que as crianças estão sentindo falta da mãe e também do pai delas. Tanto Sander quantos os dois filhos adolescentes do casal Pinho acreditam na inocência do promotor. “As crianças estão sentindo muita falta da presença de ambos e desejam muito estar com o pai o mais rapidamente possível”, contou.