Família doa acervo de pesquisador ao Museu de Astronomia

Agência Brasil


Logo Agência Brasil

A família do pesquisador brasileiro Eduardo Tadao Takahashi formalizou hoje (12) a doação de seu acervo pessoal ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro. Engenheiro da computação e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Takahashi é considerado uma figura central no processo de criação e montagem da internet brasileira.ebcebc

Entre suas principais contribuições está a fundação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em 1989, entidade que organizou a infraestrutura nacional de rede de internet no âmbito acadêmico e ainda hoje reúne universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos.

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

Notícias relacionadas:

  • Programa Wi-Fi Brasil leva internet a mais 500 pontos do país.
  • Guias orientam crianças e pais para uso seguro da internet.

Com a doação recebida hoje, o Mast passa a ser o responsável pela guarda, processamento técnico e acesso de pesquisadores ao acervo de Takahashi, que passará por um processo de organização antes de ser disponibilizado. O arquivo pessoal conta com 240 caixas, com conteúdo que equivale a cerca de 50 metros lineares de papel.

- Continua após a publicidade -
Ad image

'Pai da internet'

Morto em abril deste ano, Takahashi foi também o primeiro dirigente da RNP, período em que foi um dos líderes na coordenação de outras redes acadêmicas nacionais, que estabeleceram uma espinha dorsal para o que se tornaria a internet brasileira. Sua atuação também se deu em âmbito internacional, ajudando a moldar políticas públicas sobre iniciativas de tecnologia da informação e comunicação das Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial.

Em 2017, o pesquisador foi o segundo brasileiro nomeado pela Internet Society para o Hall da Fama da Internet, depois do diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getshcko (2014).

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou da cerimônia de doação e disse que Takahashi é o “pai” da internet no Brasil.

Segundo Alvim, deve-se a Takahashi muito do que se tem hoje de internet, principalmente na área de educação, ciência e tecnologia. “Ele era um empreendedor, ele fazia acontecer”, disse o ministro. “Não tenho dúvida de que logo teremos uma exposição das contribuições do Tadao”, acrescentou.

O diretor do Mast, Marcio Rangel, também destacou que Tadao Takahashi foi fundamental para a criação das redes no país e disse que, com a doação, o museu reforça seu papel de instituição que reúne acervos pessoais de importantes cientistas brasileiros, somando já mais de 60, além de ter outros em negociação para serem doados.

Publicidade
A ILHA SAÚDE ANIMAL

“Aqueles que fizeram a história da física brasileira estão aqui com a gente. Nós temos acervo relevante de mulheres na ciência também. Então, são vários campos que essa casa, ao longo dos anos, ajuda a consolidar”, disse Rangel, que adiantou que o Mast também fará uma disponibilização digital do acervo.

A diretora-presidente do Instituto Tadao Takahashi e irmã do cientista, Laura Takahashi, agradeceu à articulação para que o acervo fosse doado ao museu e disse que o instituto tem trabalhado para realizar um desejo do pesquisador de oferecer formação em tecnologia para jovens de comunidades carentes. 

“O instituto começou há alguns meses, mas todos esperamos que prospere e que seja de muita utilidade para pessoas que não tiveram e não têm  oportunidades nessa sociedade atual.”

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário