Uberlândia, Minas Gerais. Uma tragédia abalou a cidade de Uberlândia no último domingo (11), Dia dos Pais, quando uma família de quatro pessoas foi encontrada morta dentro de um apartamento no Bairro Aclimação.
As vítimas foram identificadas como Danilo, de 34 anos, Rose Mary, de 33 anos, e seus filhos Daniel, de 11 anos, e Ana Clara, de 15 anos. Eles podem ter sofrido uma possível intoxicação por monóxido de carbono, decorrente de um vazamento de gás.
Segundo informações da Defesa Civil, o vazamento teria ocorrido devido à instalação incorreta de um duto de um aquecedor a gás, localizado na cozinha do apartamento, que lançou o gás para o interior do imóvel, em vez de expeli-lo para fora. “Provavelmente, eles acionaram o aquecedor para esquentar a água. O gás, ao invés de ser jogado para fora do ambiente, estava todo indo para dentro do apartamento. O duto não estava no local correto, o que mostra que quem instalou não tinha o devido conhecimento para o trabalho”, explicou a tenente do Corpo de Bombeiros, Alexandra Lopes.
O Corpo de Bombeiros foi acionado após parentes da família, que aguardavam a chegada deles para o almoço do Dia dos Pais, se preocuparem com a demora e decidirem ir até o apartamento. Lá, encontraram a família já sem vida. Danilo foi encontrado no banheiro, enquanto Rose Mary e os dois filhos estavam na sala.
A Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil foram chamadas ao local e tomaram as providências necessárias para garantir a segurança dos demais moradores do condomínio. O registro de gás foi desligado e toda a energia elétrica do prédio foi cortada para evitar riscos de explosão. “Antes da entrada das guarnições, desligamos a energia do prédio, fizemos o fechamento da alimentação do gás da edificação e realizamos uma varredura nos outros apartamentos também, para procurar possíveis vítimas. Apenas um cachorro e um gato foram localizados no 2° e 3° andares”, informou o capitão João Batista Afonso.
Após a perícia realizada pela Polícia Civil, os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML). O velório e o sepultamento da família estão programados para esta segunda-feira (12).
Ao longo da noite, os moradores dos dois blocos evacuados para a vistoria puderam retornar aos seus apartamentos, mas o incidente deixou a comunidade abalada e em alerta para os riscos de instalações inadequadas em sistemas de gás.