CAPINÓPOLIS, PONTAL MINEIRO – Os 85 anos da matriarca da família Reis de Capinópolis foi comemorado com muita alegria e emoção neste domingo (10) de Agosto de 2014.
Portedora Reis, natural de Perdizes-MG, mudou-se para Capinópolis há vários anos, cuidando da família com muito trabalho.
Após gerações, dona Protedora recebe o carinho e o amor de filhos, netos, bisnetos e trinetos. Um vídeo emocionado com participação de alguns integrantes da família foi gravado para homenagear a Vó Dora, como é conhecida.
Os irmãos Herondes Manoel dos Reis, Eurípedes Reis e Edmar Bentos dos Reis são sobrinhos de dona Protedora, mas a consideram uma segunda mãe por tê-los acolhido quando vieram de Perdizes (MG) para a Capinópolis ainda na mocidade.
“Resumo em uma só palavra ‘Mãe’, ela foi minha mãe antes e também depois que perdi minha mãe biológica”, disse Herondes.
Emocionado, Eurípedes Reis lembrou os tempos de juventude “Ela sabe tudo da minha vida, meu problemas. Cheguei a dar trabalho para ela, mas é quando a gente pensa pouco. Peço a Deus que retribua aquilo que eu não posso retribuir”, disse.
“Para mim, la representa tudo, meus primeiros passos, primeiras palavras e o começo da minha vida. Cuidou de mim desde o berço, foi quando perdi meu pai e ela e o esposo dela apararam minha mãe. Ela representa a mola ‘mestra’ da famíolia”, disse Edmar.
“Boa mãe, companheira, amiga para todas as horas” Disse a filha de dona Protedora, Augusta dos Reis.
Para Rosa dos Reis, a filha que mora ao lado da casa de dona Protedora, a mãe representa tudo, “Ela é tudo para mim… Eu amo muito ela”.
Vários familiares participaram da gravação, muitos que moram em outras cidades, enviaram vídeos pela internet e emocionaram a matriarca da família.
Com uma disposição e energia invejáveis, dona Protedora acolheu a todos com um sorriso e um abraço forte e agradeceu pela homenagem.