ASSISTA À REPORTAGEM:
A Fé e a cultura se entrelaçaram mais uma vez em Capinópolis durante a realização da folia de Reis. O parque de Exposições João de Freitas Barbosa foi o palco do evento neste sábado (20) de Janeiro de 2019.
Uma multidão de pessoas prestigiaram o evento e levantaram poeira no arrasta pé.
A cavalaria carregando a bandeira e os três Reis magos chegaram ao parque de exposições no início da noite.
São 51 anos da Folia de Reis de Capinópolis. Segundo o capitão Jorge Filho, a folia refaz os passos dos três reis magos — Belchior Baltasar e Gaspar— ao visitarem Jesus.
“A chegada da folia representa a chega dos três reis santos à Belém, quando eles apearam dos seus cavalos e saudaram o menino Jesus, entregando seus presentes … suas dádivas”, disse o capitão Jorge Filho.
Neste ano, Rogério Nunes, Geraldo Barbosa e Eudes, conhecido como ‘ciganinho’, foram os festeiros.
Rogério Nunes falou da satisfação de ser um dos festeiros. “Estou muito satisfeito, estou realizado (…) a gente fica até sem palavras, emocionado por que eu nunca pensei [em ser um festeiro] e de repente, veio essa oportunidade “, disse o festeiro.
A chegada da imagem de Nossa Senhora de Aparecida levou emoção aos devotos.
Um animado show foi apresentado pela Banda Malícia do forró e pela dupla sertaneja Solevante & Soleny.
Como tradição, os festeiros serviram um delicioso jantar aos milhares de participantes.
Queli Franco — gestora da pasta de cultura do Município de Capinópolis— ressaltou a força cultural da folia de Reis. “É importantíssimo essa festa para nossa comunidade, para nossa cidade, para as cidades da região. (…) Essa manifestação é grandiosíssima na nossa região, eu creio que o Estado de Minas Gerais mantém fortemente essa tradição. É uma tradição que, além de religiosa, é cultural e que a gente não pode deixar se perder”, pontuou Queli.