Em Ouro Preto, na região Central, a prefeitura vai montar cinco palcos no centro histórico, cada um com um tema específico. O Largo da Alegria, por exemplo, traz a cultura de marchinhas e samba de roda. Outros focam no axé e no hip-hop. O desfile das escolas de samba segue na programação, e mais de 80 blocos de rua saem em cortejo.
“O Zé Pereira, bloco mais antigo em atividade no Brasil, com 150 anos de história, será um dos destaques”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra. Ele diz que o sucesso do Carnaval de BH trouxe impacto inegável para a cidade, com redução drástica de público principalmente em 2014 e 2015. “No ano passado, melhorou, foram 30 mil turistas. Este ano esperamos receber de 40 mil a 45 mil”, ressaltou.
Para isso, a estratégia é dar evidência para a cultura local, investir nas crianças, com blocos infantis todas as tardes, e também buscar parcerias com BH. “O turista que vem para cá pode querer passar dois dias em Belo Horizonte e dois dias em Ouro Preto. Estamos fomentando um trabalho de transfer para o próximo ano”, comentou.
Já a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto prepara uma festa mais voltada para os universitários, 100% privada. Entre as atrações, estão Pabllo Vittar, Mc Livinho, Mc Kevinho, Nego do Borel, Molejo, Tuca Fernandes e Felguk. O evento, realizado no Espaço Folia de Ouro Preto, é pago e organizado pela união dos blocos do Caixão, Cabrobró, da Praia e Chapado.
“Nosso Carnaval é diferente, tem a magia da cidade histórica e atrai gente do Brasil inteiro”, disse Lucas Moreira, idealizador do Chapado.
Diamantina, no Alto Jequitinhonha, leva o Baianas Ozadas, maior bloco de Carnaval da capital, para as ruas históricas, e aposta também em blocos da cidade e dos 15 distritos. “Temos artistas em cada esquina, além de ambiente natural fantástico”, ressaltou o prefeito, Juscelino Brasiliano Roque (PMDB).
Tiradentes
Agenda. A festa terá shows e 16 blocos de rua. A primeira atração será a Associação dos Blocos de Tiradentes (ABT), no dia 8, às 19h, no Quatro Cantos. A agenda completa ainda não foi divulgada.
Atrações confirmadas no interior
Ouro Preto. O Carnaval da Liga dos Blocos ocorre no Espaço Folia, de 10 a 13 de fevereiro, e terá MC Lan, Pabllo Vittar, MC Livinho e DJ Yuri Martins no sábado; Chapeleiro, Nego do Borel e Molejo no domingo; MC Kevinho, Alexandre Peixe e Felguk na segunda-feira; e Dennis Intense e Tuca Fernandes na terça-feira. Os ingressos para os quatro dias de festa são vendidos no site www.sympla.com.br/ligadosblocosOP. Já a programação da prefeitura é gratuita e será divulgada nas redes sociais do município.
Diamantina. O Bloco dos Deuses faz o abre-alas do Carnaval diamantinense, na quarta-feira, dia 7, com a maior orquestra de sopros já organizada no município, formada por bandas e músicos da cidade e dos distritos.
Na quinta-feira, dia 8, a folia começa com o show da Bat-Caverna na rua da Quitanda. A banda Baianas Ozadas, que arrasta o maior bloco carnavalesco de Belo Horizonte, se apresenta no sábado, dia 10, às 2h, no Mercado Velho da cidade.