Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul de Capinópolis completa 54 anos de fundação

Central de Jornalismo

Integrantes da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul | Foto: Tudo Em Dia

No dia 25 de agosto de 1970, uma das mais importantes instituições de Capinópolis foi fundada. A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul de Capinópolis.

Na última terça-feira (03.Set.24), integrantes da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul celebraram os 54 anos com um bolo especial. Os irmãos maçons da Loja Justiça e Verdade 1.459 também participaram. Assista:

Reconhecida como entidade de Utilidade Pública a nível municipal, estadual e federal, sempre teve um papel impactante na sociedade capinopolense.

Doralice Pereira Ferreira já ocupou o cargo de presente por várias vezes.

Uma das ações mais importantes foi a manutenção da Creche André Luiz. A princípio, em formato experimental, o prédio da creche foi cedido por comodato por 5 anos pelo senhor Odovilho Alves Garcia. Posteriormente, o comodato foi estendido para 50 anos.

Milhares de crianças passaram pela creche, e viveram dias mais felizes. 

Para manter a creche, o Festival do Chopp foi criado em 1973, e se tornou uma grande tradição. Por anos foi realizado em propriedades de amigos e maçons, mas no ano de 1991, houve a doação de uma fração de terra onde foi construído o “Recanto da Fraternidade”. 

O Recanto da Fraternidade é o local onde a família maçônica se reúne, e compartilha momentos marcantes. 

Ainda na década de 90, uma área de estacionamento, em frente ao Parque de Exposições João de Freitas Barbosa, foi cedida pela prefeitura de Capinópolis como forma de angariar fundos.

“A dedicação da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul de Capinópolis à comunidade, especialmente na manutenção da Creche André Luiz, e através de ações como o Festival do Chopp, mostra o verdadeiro espírito de amor ao próximo, e que une nossa família maçônica.”, disse o Venerável Mestre Gilson Nunes Zanotto.

Com a oferta de vagas no CEMEI, a creche perdeu o objetivo e teve suas atividades encerradas. Atualmente, a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul de Capinópolis se dedica à produção de fraldas para doação.

Mais episódios:

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile