CAPINÓPOLIS – Na semana passada foi anunciada a liberação de mais de R$ 2 milhões do Projeto SOMMA, que serão usados para recapear e asfaltar ruas e avenidas de Capinópolis, e nesta semana, a prefeita Dinair Isaac anuncia a publicação no Diário Oficial da União, da liberação de R$ 5.487.000,00 (cinco milhões, quatrocentos e oitenta e sete mil reais) para construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto.
“Esse é um grande sonho da atual administração, dotar nosso município de uma Estação de Tratamento de Esgoto, devolvendo aos córregos que cortam o município água limpa, num trabalho de despoluição e desenvolvimento sustentável”, avalia a prefeita.
Desde 2009 a prefeita vem trabalhando um importante projeto para mudar de fato a cara de Capinópolis, elevando seu nível de qualidade para as gerações futuras, com obras que beneficiem as famílias no presente. A Estação de Tratamento de Esgoto ganhou força no início do ano, levando inclusive à Prefeitura, a enviar projeto à Câmara Municipal para tratar da reversão de área destinada à sua construção.
Quando levado a Brasília, o projeto ganhou força junto à FUNASA através do assessor Ministerial, Joedes Marques, que foi o grande baluarte dessa conquista junto ao órgão, tendo o apoio incondicional do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “O Joedes é um grande amigo particular, e hoje está se mostrando um grande amigo do povo de Capinópolis, e esse benefício tem sua participação, abrindo as portas da Funasa para que a nossa cidade tenha mais essa grande obra”, revela Dinair.
O recurso liberado faz parte do PAC – Programa de Aceleramento do Crescimento, que segundo o texto da própria FUNASA, visa contribuir para melhoria da qualidade de vida e redução da morbi-mortalidade por doenças de “veiculação hídrica” da população, mediante a construção, a ampliação e a estruturação de serviços de coleta e tratamento de esgoto sanitário voltados aos municípios de até 50.000 habitantes. São financiáveis as ações de ligação domiciliar, rede coletora, interceptor, coletor tronco, poços de visita, estação elevatória, emissário, Estação de Tratamento de Esgoto e lançamento ao corpo receptor.
“Metade dos recursos já estarão sendo depositados na conta da Prefeitura ainda este ano, então estaremos de imediato iniciando essa grande obra. Em duas semanas foram quase oito milhões de reais liberados para Capinópolis, isso é trabalho, é projeto feito com seriedade, é ação política em benefício do nosso povo”, finaliza a prefeita.