O encarregado da Cia de Saneamento de Minas Gerais —COPASA— Edivaldo Salgado Diniz, foi sabatinado durante a sessão ordinária do Legislativo capinopolense na noite da última segunda-feira (10) de junho. Os parlamentares exigiam esclarecimentos com relação a falta de fornecimento de água no residencial Barbosa II.
Em abril deste ano, o Ofício 37/2019 foi protocolado pelo vereador Caetano Neto da Luz (PSDB) e assinado pelo presidente do Legislativo, Luciano Belchior (MD). O documento requisitava a presença do representante da Copasa para prestar esclarecimentos, já que o bairro foi urbanizado em 2016 e até hoje não conta com fornecimento de água potável.
O gerente utilizou a tribuna do Legislativo para elucidar pontos ainda mal resolvidos sobre o fornecimento de água no residencial. Cabe ressaltar que vários lotes foram comercializados e há várias casas edificadas na localidade, conquanto, o fornecimento de água é feito pelo caminhão pipa da prefeitura de Capinópolis.
Em um dos momentos mais tensos, Caetano Neto da Luz, afirmou que a diretoria local da Copasa foi ‘omissa’. “Tenho certeza que sua vinda aqui não vai resolver o problema da falta d´água no Bairro Barbosa. Nossa indignação também é com a Copasa, quantas vezes nós perguntamos, indagamos e a Copasa não sabia de nada. Isso para mim é omissão, por que, se a gente soubesse do teor dessas reclamações, nós já teríamos tomado uma providência através do Ministério Público”, disse o parlamentar.
“Estou aqui representando a Copasa para prestar esclarecimentos solicitado por vossas senhorias. Todas as informações sobre os projetos foram repassadas para o incorporador no momento oportuno. Agora, se não foi executado, a Copasa não pode ter culpa, se o projeto tivesse sido executado da forma correta, dentro do prazo, a Copasa tinha ligado a água (…) a Copasa tem todo o interesse em atender a população”, respondeu o gerente da Copasa.
Devido à normas internas da empresa, o gerente não cedeu entrevista ao Tudo Em Dia após a sabatina. No entanto, em Abril deste ano, Edivaldo Salgado Diniz relatou à reportagem do jornal que a empresa ‘Residencial Barbosa Empreendimentos Imobiliários Ltda’ ainda não concluiu a estrutura para o abastecimento de água no bairro.
Na ocasião, o Tudo Em Dia entrou em contato com a incorporadora. Segundo Bruno Freitas, uma vistoria seria efetuada pela Copasa nos próximos dias.
“Toda a estrutura de abastecimento e bombeamento é feita por nós e é vistoriada pela Copasa. Quando a estrutura foi montada, o laudo foi aprovado por Frutal e como houve mudança de administração na Copasa, todos os processos foram transferidos para Belo Horizonte e tudo ficou mais moroso. Uma vistoria deve ocorrer nos próximos dias”, disse Freitas na ocasião.
Os parlamentares deverão oficializar uma solicitação para que um representante da incorporadora preste esclarecimentos.