O contribuinte do interior de Minas Gerais também vai poder parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a partir de quarta-feira (10). É que o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) decidiu mudar a forma de atendimento dessa modalidade de pagamento e estender para todas as regiões do Estado.
Até segunda-feira (08), estava previsto que o atendimento seria feito por meio de totens e exclusivamente para a capital. O órgão informou nesta terça-feira (09), à tarde, que o sistema começa a funcionar amanhã (10) – data do vencimento da primeira parcela do IPVA 2018 para finais de placa 1 e 2 –, com atendimento feito pessoalmente.
Em Belo Horizonte, o contribuinte poderá ir nos postos do Detran-MG, entre 8h e 17h, além dos centros de formação de condutores credenciados. Até o momento, o Detran não divulgou os endereços dos centros onde será possível fazer o parcelamento.
O Detran-MG informou que o autoatendimento não foi descartado. Entretanto, num primeiro momento, para esclarecer a população interessada, foi definido o atendimento pessoal.
O órgão ressalta que os custos da operação variam conforme a opção de parcelamento escolhida pelo cidadão, que será informado no momento da transação sobre os valores. A opção de parcelamento é uma operação de crédito a ser contratada pelo cidadão junto às empresas credenciadas pelo Detran-MG.
A operação estará sujeita a juros praticados pelo mercado a serem pagos à operadora do cartão. A empresa credenciada realizará o pagamento dos débitos à vista para os cofres públicos, possibilitando ao cidadão regularizar a situação do veículo.
Até o momento, o Detran não divulgou os endereços dos locais onde será possível fazer o parcelamento.