Belo Horizonte, MG – O Governo de Minas Gerais, comprometido em aprimorar a assistência à saúde dos mineiros, publicou nesta quarta-feira (3/7) a primeira etapa da homologação do concurso da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Nesta fase inicial, serão nomeados 491 médicos aprovados, selecionados entre as mais de 500 vagas oferecidas para 46 especialidades.
Estes profissionais irão atuar nas unidades de Belo Horizonte, Região Metropolitana, Governador Valadares, Uberlândia e Ipatinga.
As nomeações serão divulgadas nos próximos 15 dias, em dois atos. A homologação do edital nº 01/2023 começará com a carreira de médico, mas todos os 1.801 candidatos aprovados dentro do número total de vagas serão nomeados de forma gradual.
A decisão de homologar o concurso de maneira parcial foi baseada na necessidade de substituição gradual da força de trabalho nas unidades assistenciais, dado o número expressivo de vagas oferecidas. Este fracionamento permitirá maior atenção aos novos servidores, incluindo acolhimento, orientação e capacitação, além de facilitar a transferência de conhecimento dos profissionais mais experientes aos recém-chegados. Outro fator relevante é o limite operacional para a realização dos exames admissionais e outras etapas das nomeações, coordenadas pela equipe de Gestão de Pessoas da Fhemig.
Conforme nota oficial, a decisão também foi influenciada pela dificuldade da Fundação em preencher estas posições por meio dos Processos Seletivos Simplificados. “Hoje é um dia muito especial para a Rede Fhemig, pois iniciamos a homologação do nosso concurso. Nesta primeira etapa, iremos nomear e convocar todos os médicos aprovados dentro das mais de 500 vagas ofertadas. Também estamos empenhados, neste momento, para que as demais nomeações sejam efetivadas no menor tempo possível. Afinal, todos serão parte estratégica na nossa missão de fortalecer o SUS e oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e de excelência à população”, afirma a presidente da Fhemig, Renata Dias.
Próximas Etapas
Após a publicação da homologação, os candidatos classificados serão nomeados conforme a ordem de classificação, dentro do prazo de validade do concurso público de dois anos, prorrogável por igual período. A nomeação será publicada no Diário Oficial e no site da Fhemig, e os candidatos serão notificados por e-mail.
No mesmo dia da publicação da nomeação, orientações sobre a perícia médica e posse serão disponibilizadas no site da Fhemig. As convocações incluirão datas, horários e locais para comparecimento. É fundamental que os candidatos acompanhem essas informações atentamente.
Processo de Posse
A posse ocorrerá em duas etapas: envio de documentações via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e posse presencial. Os candidatos deverão se cadastrar no SEI antecipadamente e enviar os documentos necessários. Na posse presencial, deverão apresentar os documentos originais e escolher sua unidade de exercício, conforme a classificação e unidades disponíveis.
Especialidades Médicas
Os médicos nomeados atuarão em diversas especialidades, incluindo anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, pediátrica e torácica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, hematologia, infectologia, neurologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, pediatria, psiquiatria, radiologia, entre outras.
Informações e Dúvidas
Para mais informações e atualizações sobre o concurso, os candidatos devem acompanhar a área do concurso no site da Fhemig. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].