Motociclistas que passarem na tarde desta quinta-feira (29/6) pela Avenida Amazonas, Região Oeste de Belo Horizonte, poderão receber antenas de proteção contra linhas cortantes gratuitamente. Em ação da Guarda Municipal,a partir das 14h30, os condutores serão orientados a não serem vítimas desse material.
A ação faz parte da campanha Cerol Mata, promovida pela instituição desde 2017. Linhas com cerol e as do tipo chilena são bastante usadas nesta época do ano e causam acidentes graves, inclusive com mortes, vitimando principalmente motociclistas.
Em 2023, a Guarda Municipal já apreendeu 334 pacotes contendo linhas cortantes em Belo Horizonte. No ano passado, foram 2.788 apreensões, um aumento de quase 40% em relação a 2021, quando 1.992 pacotes foram recolhidos pelos guardas municipais.
A legislação proíbe o uso de linhas cortantes e a pessoa que cometer tal infração estará sujeita a pagamento de multa, com o valor variando entre R$ 100 e R$ 1,5 mil. Para os casos em que a linha com cerol ou linha chilena causarem ferimentos ou morte, o infrator poderá ser punido criminalmente.
A Guarda Civil de Belo Horizonte realiza suas ações em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais e a Subsecretaria de Fiscalização para identificar e fechar estabelecimentos que comercializam as linhas cortantes. Os órgãos também trabalham no monitoramento das redes sociais e perfis que divulgam esse tipo de material.
Caso alguma pessoa identifique a venda de linha chilena ou algum tipo de material cortante desta natureza, é possível e recomendado que se faça a denúncia pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) e 190 (Polícia Militar) e também pelo Disque-Denúncia 181.