Um helicóptero dos Bombeiros de Minas Gerais caiu na sexta-feira (11) durante buscas por uma aeronave desaparecida na região de Ouro Preto. Toda a tripulação, composta por seis pessoas, perdeu a vida.
O que aconteceu
O helicóptero Arcanjo 04, que fazia parte da operação de resgate, tinha a bordo o capitão Wilker, o tenente Victor, o sargento Wellerson, o sargento Gabriel, o médico Rodrigo Trindade e o enfermeiro Bruno Sudário. O sargento Wellerson, inclusive, participou das operações de resgate na tragédia de Brumadinho.
O governador Romeu Zema (Novo) lamentou profundamente o acidente. “Vítimas de um acidente enquanto cumpriam sua nobre missão de resgate em Ouro Preto. Minha solidariedade e orações estão com os familiares e amigos”, escreveu Zema em uma rede social.
O acidente
O contato com a aeronave foi perdido no final da tarde de sexta-feira, quando o helicóptero enfrentava condições climáticas adversas. Após 12 horas de buscas, a aeronave foi localizada na Serra Íngreme de Ouro Preto. Agora, equipes estão em operação para recuperar os corpos dos tripulantes.
Mais de 84 agentes, com o apoio de cães farejadores e aeronaves dos Bombeiros, da Polícia Militar e da Força Aérea Brasileira, estão envolvidos na operação. Os Bombeiros informaram que estão prestando suporte psicológico às famílias das vítimas.
Avião desaparecido
O helicóptero estava envolvido nas buscas por um avião que também caiu enquanto combatia incêndios florestais. O piloto Adriano Machado, que estava no comando da aeronave desaparecida, foi encontrado morto, segundo informações da Prefeitura de Ouro Preto.
Nota do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
No final da sexta-feira (11) o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais perdeu contato com sua aeronave Arcanjo que realizava um atendimento na região de Ouro Preto, MG. Prontamente foram empenhados mais de 84 pessoas, entre bombeiros e demais agentes, cães de busca e aeronaves do CBMMG, PMMG e Força Aérea Brasileira. As buscas se concentraram nas coordenadas informadas pelo dispositivo de emergência do Arcanjo. Após 12 horas de busca a aeronave e os 6 tripulantes, 4 bombeiros militares, 1 médico e 1 enfermeiro do SAMU foram encontrados sem vida junto aos destroços da aeronave, numa região de Serra íngreme de Ouro Preto. A Corporação segue empenhada nos trabalhos de recuperação. O devido apoio aos familiares está sendo prestado por psicólogos do CBMMG. Toda corporação amanhece consternada e resiliente na sua missão juntos aos irmãos de farda.