Hino de Capinópolis: conheça um pouco sobre a autora

Central de Jornalismo

O ‘Minha História Em Dia‘ — quadro do jornal Tudo Em Dia— conta um pouco da trajetória da autora do hino de Capinópolis, Maria Helena Felippe. O episódio histórico foi gravado em comemoração aos 65 anos de Capinópolis, no Triângulo Mineiro.

Capinópolis é um município brasileiro localizado no sudoeste do estado de Minas Gerais. Sua história começa no início do século XX, quando a região era habitada por índios da tribo Caiapó. No início da década de 1920, a região começou a ser povoada por fazendeiros, principalmente de origem mineira e goiana.

O nome Capinópolis surgiu em meados da década de 1920, quando um grupo de moradores se reuniu para criar um povoado em uma área que era conhecida como “Capim Gordura”. O nome “Capinópolis” foi escolhido em homenagem à cidade de Araguari, localizada na região do Triângulo Mineiro, que na época era chamada de “Araguariópolis”.

Capinópolis se desenvolveu rapidamente a partir da década de 1930, impulsionado pelo cultivo de café, cana-de-açúcar e cereais. Em 1948, Capinópolis foi elevado à categoria de distrito, pertencente ao município de Ituiutaba. Em 1962, o distrito de Capinópolis foi desmembrado de Ituiutaba e se tornou um município independente.

Maria Helena Felippe

Filha do ex-prefeito de Capinópolis, João Batista Ferreira, e de Dorvalina Maria Ferreira — a saudosa Dona Santa—, Maria Helena Felippe nasceu em Capinópolis e cresceu vendo o protagonismo dos pais na cidade.

Assista:

Na casa dos pais funcionava a primeira central telefônica da cidade e a primeira agência dos correios. Ao ser inaugurada a agência oficial dos Correios na cidade, a mãe foi a primeira diretora.

O pai foi prefeito por dois mandatos. A praça João Moreira de Souza — cartão postal de Capinópolis— foi construída durante seu mandato.

Inspiração para o Hino de Capinópolis

O Hino de Capinópolis surgiu na década de 60 em forma de uma poesia. Segundo a autora da letra do hino, o Governo de Minas Gerais à época, tinha o objetivo de ressaltar os pequenos municípios mineiros. Na ocasião, Maria Helena Felippe ocupava o cargo de diretora da Escola Estadual Governador Juscelino e escreveu o poema. Foi casada com o saudoso cirurgião dentista João Felippe.

Na entrevista ao jornalista Paulo Braga, a autora ressalta que se emocionava com os versos que compunha.

Nicely Soares Bares Barbosa e Maria Tereza Guimarães Guilherme foram as autoras da melodia do hino.

Questionada se Capinópolis está como ela imaginava, dona Maria Helena pontuou que ‘não’, mas ressaltou que cada cidade cresce de acordo com sua necessidade.

As autoras serão homenageadas com uma moção de aplausos na Câmara Municipal de Capinópolis em breve. A proposta foi protocolada pelo edil Caetano Neto da Luz.

O Hino de Capinópolis também passa a ser oficial por meio do Projeto de Lei 1.853/2019 apresentado em 2019 pelo vereador Daniel França.

No final da entrevista, Maria Helena Felippe fala sobre Capinópolis daqui a cem anos. Assista e confira:

MORRO DO BAUZINHO

HINO DO BRASIL E DE CAPINÓPOLIS

Mais episódios do Minha História Em Dia

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile