Um homem pulou o muro do posto de saúde Dom Bosco, na região noroeste de Belo Horizonte e arrombou a porta de metal que dá acesso à sala da gerência da unidade, na manhã desta sexta-feira (21). O alarme do posto de saúde disparou logo que o criminoso entrou na sala, às 5h03. O criminoso saiu levando uma tela de computador.
Segundo agentes da Guarda Municipal que estiveram no local, a unidade possuí câmeras de segurança, mas nenhuma delas cobre a parte dos fundos do posto de saúde, nem a sala da gerência.
Uma funcionária do local, que pediu para não ser identificada, contou que essa não é a primeira vez que o local é roubado da mesma forma.
Existe a especulação de que o objetivo do furto foi levar vacinas da Covid, mas a opinião não é consenso entre os funcionários da unidade abordados pela reportagem. Eles pediram para não terem a identidade revelada, mas disseram que as vacinas não são guardadas no local e que parte delas são recolhidas ao fim do dia e além disso é um material de difícil comercialização.
A Polícia Civil esteve na unidade para fazer a perícia, mas o agente não aceitou falar com a reportagem.
Moradores vizinhos do posto de saúde contaram que não escutaram nenhum barulho e nem o alarme.
A Polícia Militar também foi ao local e registrou a ocorrência do roubo. A Prefeitura de Belo Horizonte informou não foram levadas doses, já que por medida de segurança e por uma questão de logística para evitar a perda de vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde faz remanejamento das doses e a unidade está funcionando normalmente.