Durante patrulhamento ambiental noturno na madrugada entre o último sábado, 17, e o domingo, 18, militares da 9° CIA PM ID MAT, lotados na cidade de Ituiutaba, realizaram patrulhamento na zona rural das cidades de Canápolis, Capinópolis e Centralina.
Durante o patrulhamento preventivo os policiais militares ambientais além do combate tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, também realizaram a fiscalização de pesca predatória, caça ilegal e dentre outros crimes/infrações ambientais, o militares também orientaram as pessoas sobre dúvidas que tenham referente a atividades ligadas legislação ambiental.
Além do combate e prevenção dos crimes ambientais e crimes comuns.
A Polícia Militar Ambiental como polícia ostensiva de preservação da ordem pública, leva segurança as pessoas que circulam na estradas vicinais da região.
Foi abordado em uma estrada vicinal camionete F-1000, sendo realizada uma busca minuciosa no veículo, onde foi localizado na carroceria da veículo, um animal da fauna silvestre brasileira “tatu” abatido.
O animal estava embalado em uma sacola plástica, limpo, e sem as vísceras/cabeça, porém com todo restante do corpo, estando pronto para consumo, após o preparo.
Além do crime ambiental, é preocupante o risco de contrair doenças, consumindo animais silvestres.
Tal fato configura Crime Ambiental conforme prevê artigo 29 da Lei Federal 9605/98 ” Lei dos Crimes Ambientais”.
Como se trata de crime de menor potencial ofensivo foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO para o abordado de 51 anos para que compareça perante ao Juizado Especial Criminal.
Foi lavrada uma autuação administrativa no valor de R$ 10.404,48, referente a 3200 Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais – UFEMG.
A Polícia Militar de Meio Ambiente conta com apoio da população para que, quem tiver informação que esteja ocorrendo crime ambiental em sua localidade, que faça a denuncia de forma consciente e com maior número de detalhes no número 181 (ligação gratuita e anônima) assim o trabalho dos policiais militares ambientais pode ser mais efetivo.
Preservar o Meio Ambiente é dever de todos!