ITUIUTABA, PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO – A Delegacia de Estelionatos de Ituiutaba prendeu na tarde desta terça-feira (05), o pintor Cláudio José do Nascimento, conhecido como Goiaba, que, segundo apurado nas investigações, ligava para as vítimas e se passava por Promotor de Justiça pedindo doações em dinheiro a serem aplicadas na aquisição de materiais de construção para a reforma de instituições de caridade e da APAC de Ituiutaba.
Quando os empresários concordavam em doar o valor, Cláudio ia pessoalmente retirar o dinheiro, mas desta vez se apresentava como emissário do Promotor de Justiça e responsável pela reforma.
Foram identificadas duas vítimas do golpe, que repassaram cerca de R$ 6.000,00 (seis mil reais) ao estelionatário ao longo dos dias, acreditando estarem fazendo uma boa ação.
A Delegada de Estelionatos e Falsificações, Dra. Daniela Diniz, disse acreditar que existiam mais vítimas do golpe e orienta outros possíveis lesados a procurarem a Delegacia local para que sejam ouvidos.
Esclarece que qualquer pessoa, antes de fazer uma doação, deve entrar em contato diretamente com a entidade a ser beneficiada, a fim de verificar se o pedido procede e se a pessoa a quem o dinheiro será entregue é realmente autorizada para tanto, pois nos últimos tempos se tornaram constantes as ocorrências desta natureza. Também não se deve aceitar o número de telefone fornecido pela própria pessoa solicitante da doação, por isso pode ser parte de um golpe e um comparsa é quem pode estar atendendo a ligação e se dizendo da entidade beneficiária. Além disso, é pouco provável que autoridades como Promotores de Justiça e Juízes realizem pessoalmente pedidos dessa natureza.
As doações são importantes e devem ser feitas, porém com cautela, para evitar a ação de estelionatários.
Fonte e Fotos: Polícia Civil