No último domingo, 13, por volta de 8h, militares da 9° Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, lotados da cidade de Ituiutaba foram acionados para averiguarem uma denúncia de Degradação Ambiental e de Maus-tratos contra animais doméstico (cachorro e cavalo) em uma residência no Bairro Alvorada, na Avenida Jacarandás.
No local foi constado à disposição de resíduos de reciclagem (embalagens plásticas, lixo orgânico e outras embalagens diversas de papel, dentre outras), sendo que todo este material estava sendo depositado na margem do Córrego do Carmo, causando degradação ambiental e a morte da vegetação da Área de Preservação Permanente – APP, além do risco emitente se em caso de chuva este material ser carregado para leito do córrego.
Esta conduta é Crime Ambiental, descrito no artigo 38 da Lei Federal 9605/98 “Lei dos Crimes Ambientais” e tem uma pena de detenção, de um a três anos, o denunciado de 78 anos de idade foi autuado administrativamente em R$ 3.413,97, que correspondem a 1050 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais.
Foi constatado também que três cães de médio porte estavam sendo mantidos em um local sem higiene, os animais estavam aparentemente com sintomas de desnutrição e anemia, fatos que serão apuradas por médico veterinário, que vai avaliar real situação dos animais.
Depois de analisar todo contexto, foi constatado que os animais estavam em situação de maus-tratos.
Sendo assim, os animais foram removidos pelos militares para abrigo temporário, onde serão avaliados, tratados e posteriormente destinados para adoção ou para um lar temporário.
A Sociedade de Proteção Animal de Ituiutaba – SPAI está trabalhando em conjunto com a Polícia Militar do Meio Ambiente sempre com foco no bem estar dos animais, e neste caso vai dar o encaminhamento necessário para os animais.
Havia também em um terreno em meio ao lixo um cavalo, que além estar em um recinto impróprio, apresentava magreza acentuada e não havia água disponível para o animal, ele foi removido para curral municipal da cidade de Ituiutaba onde receberá alimentação adequada e tratamento até decisão judicial.
A Polícia Militar de Meio Ambiente conta com apoio da população para que, quem tiver informação que esteja ocorrendo crime ambiental em sua localidade, que faça a denúncia de forma consciente e com maior número de detalhes no número 181 (ligação gratuita e anônima), e no caso da cidade de Ituiutaba tem à disposição também o número 198, assim o trabalho dos pode ser mais efetivo.
Preservar o Meio Ambiente é dever de todos!