Na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, realizou a tão aguardada inauguração da ampliação e reforma da Escola de Música Vicente de Paula Fontoura, um dos marcos culturais do município e uma das poucas escolas de música remanescentes em Minas Gerais.
Alunos da escola de música e professores realizaram apresentações durante o cerimonial. A professora Paula Santos cantou o Hino do Brasil.
Sob um sol intenso, o prefeito, juntamente com o vice-prefeito Jaisson Souza, secretários, vereadores, colaboradores e alunos vivenciaram a importância da preservação da cultura e do ensino musical. Cabe destacar que apenas 12 dos 853 municípios mineiros contam com instituições de ensino focadas na música.
A obra incluiu melhorias essenciais nas instalações da escola, com um investimento total de aproximadamente R$ 1,5 milhão, dos quais R$ 500 mil vieram de recursos próprios da administração municipal. “É uma grande conquista para Capinópolis e para a cultura de Minas Gerais. ”, comentou o deputado Raul Belém, presente na inauguração e um dos apoiadores da emenda destinada ao projeto, anunciada em 2022.
Durante a cerimônia, o prefeito Zanotto agradeceu aos professores, colaboradores e à comunidade capinopolense pela confiança ao longo dos últimos oito anos de gestão. “Nossa administração sempre valorizou a cultura e a educação, e é um privilégio ver um projeto tão importante se concretizar. Agradeço a todos que confiaram no nosso trabalho,” destacou.
Maria Carolina Silveira Beraldo, promotora de Justiça que atuou em Capinópolis de 2014 a 2024, e uma das grandes entusiastas da cultura local, esteve presente.
Iracilda Duarte, secretária de Educação e Cultura, destacou sua atuação na instituição, onde ingressou aos 20 anos. A secretária completou 41 anos de serviços públicos prestados em 2024.
O evento contou também com a presença de José Marinho Dantas, o Deca, vice-prefeito eleito, que prestigiou a cerimônia, reforçando seu compromisso com a continuidade de projetos culturais no município. A família de Vicente de Paula Fontoura, benfeitor e ex-vice-prefeito de Capinópolis, esteve presente e recebeu uma homenagem especial.
O auditório da escola, cujo projeto já foi licitado, será construído anexo ao conservatório, marcando mais um avanço para o desenvolvimento cultural na cidade.