Neste domingo, 20 de setembro, o Corpo de Bombeiros de Ituiutaba foi acionado para mais um incêndio em vegetação de grandes proporções, desta vez na área rural do município de Canápolis (Fazenda Nossa Senhora Aparecida). De imediato uma guarnição de socorro foi enviada ao local. Chegando depararam com chamas em uma grande extensão de área.
O combate foi iniciado utilizando técnicas de combate a incêndio florestal. O fogo foi controlado após aproximadamente cinco horas de trabalho. Houve apoio de maquinário e pessoal das empresas e fazendas da região. Estima-se uma área queimada acima de 30 alqueires, entre pastagem e mata. Não foi possível identificar o que, ou quem deu origem ao incêndio.
O artigo 250 do Código Penal, para quem provocar incêndio, expondo a perigo à vida, à integridade física ou ao patrimônio de outras pessoas, possibilidade de reclusão de três a seis anos, e multa. Na lei dos crimes ambientais (lei nº 9.605/1998), também há previsão específica de penalidade, no artigo 41, para quem provocar incêndio, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.