O incêndio de grandes proporções que destruiu nesta sexta-feira (7) parte de depósito de materiais recicláveis no bairro Morada Nova, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.
Conforme os militares, o rescaldo foi iniciado no início da tarde, mas a fumaça deve continuar nas proximidades até o final da noite. Mais duas outras ocorrências de incêndio na região ocorriam ao mesmo tempo.
“Nós fomos acionados como incêndio em um depósito de material reciclável. Logo na chegada percebemos que a situação era complicada pelo alto volume de fumaça, uma fumaça muito escura e muito densa. Conseguimos cercar o fogo para que não atingisse as residências vizinhas, nem que tomasse conta da mata do entorno, que era uma preocupação”, explicou o capitão Wenderson Marcelino, do 2º Batalhão.
Segundo o militar, caso o fogo se alastrasse para a mata poderia facilitar a chegada das chamas nos imóveis vizinhos. “O fogo vai correr pela mata, o mato está seco, rasteiro e atingindo uma região de mata fechada complica mais ainda. Incêndios nesta proporção não atendemos anteriormente nessa região, mas esse tipo de incêndio é muito comum nessa época do ano que estamos entrando”, afirmou.
Casas vizinhas
De acordo com o capitão, casas vizinhas ao imóvel foram evacuadas. “O problema inicial era a fumaça, que é muito tóxica, muito prejudicial, e a temperatura muito elevada. A preocupação inicial nossa foi proteger os moradores da lateral, tentamos evacuar o máximo de casas possíveis”, detalhou o militar.
Ainda conforme a corporação, não houve queima direta de residências, e alguns danos indiretos podem ter ocorrido devido às altas temperaturas atingidas no local. A Defesa Civil, com o fim dos trabalhos dos bombeiros, vai realizar uma vistoria na área.
As causas do incêndio, até as 15h10, não tinham sido esclarecidas.
Matéria atualizada às 15h12