Com a chegada do inverno, que começou nessa quarta-feira (21/6), os mineiros já começaram a sentir a diferença na umidade. Desde o começo desta semana, a Defesa Civil já chamava a atenção para a umidade baixa que, de acordo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devia girar em torno de 20% ou menos.
A Defesa Civil emitiu um alerta para uma massa de ar seco que deixou os índices de umidade relativa do ar variando em torno de 30% e 20%, da tarde desta quinta-feira (22/6) até as 18h da segunda-feira (26/6).
A previsão do Inmet é de que o clima continue seco até o fim do inverno, em setembro, e o risco de incêndios florestais é baixo, assim como os riscos à saúde. Além disso, com as massas de ar se somando ao frio, podem acontecer geadas em Minas Gerais.
Ao longo do próximo fim de semana, em Belo Horizonte, a previsão é de que a umidade máxima seja de 90%, e a mínima, de 35%. Nesta sexta-feira (23/6), a temperatura mínima deve ficar próxima de 11°C, e a máxima, de 24°C. Já no sábado (24/6), a mínima é de 12°C, e a máxima, de 25°C, e no domingo a mínima é de 13°C, e a máxima de 26°C.
A Defesa Civil e o Inmet recomendam que a população se hidrate ao longo do dia, evite se expor ao sol entre as 10h e 17h e desgaste físico nesse período do dia. Deve-se também optar por alimentos leves e evitar frituras e procurar um especialista em caso de problemas respiratórios.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata