Capinópolis, Minas Gerais. O Instituto Lígia Maria, especializado em transtorno do espectro autista, inaugurou em Capinópolis na noite da última sexta-feira (01.Dez.23). Esta já é a quarta unidade do instituto, que atua como referência na região. Assista:
O evento de inauguração contou com a presença de personalidades locais, colaboradores e amigos. Música de qualidade também marcou a inauguração.
O prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto e o vereador Daniel França representaram os Poderes Executivo e Legislativo. A ex-prefeita Dinair Isaac também prestigiou a inauguração.
A equipe festejou a inauguração, ciente da importância da instituição para Capinópolis e cidades vizinhas como Cachoeira Dourada, Ipiaçu e Canápolis.
O instituto conta com uma ótima estrutura para receber os pacientes.
A instituto tem uma abordagem humana, de acolhimento, inclusão e desenvolvimento dos pacientes. A empresária e psicopedagoga Lígia Maria, falou com nossa reportagem. Ouça:
Lígia Maria também destacou o trabalho que sempre realizou com crianças de periferias e sem a possibilidade de um tratamento de qualidade. A psicopedagoga também destaca a importância de parcerias.
Outras atividades para o desenvolvimento neuroatípico também estão sendo desenvolvidas na unidade. O fonoaudiólogo Thalyson Ferreira deu detalhes da abordagem com os pacientes. Ouça:
Entre várias possibilidades, o instituto busca:
– Possibilitar o desenvolvimento integral das pessoas com deficiências – Intelectuais, afetivas, éticas e físicas, assegurando a possibilidades de inclusão na sociedade.
– Estimulação de atividades do cotidiano, além de autonomia e independência.
Resultados transformadores:
Maria Aparecida Alves Barbosa pontuou a transformação do filho autista, que já trata no instituto. Ouça:
Análise comportamental
A Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA, é a ciência de aprendizagem indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as pessoas com desenvolvimento atípico, como o TEA – Transtorno do Espectro Autista.