Com o intuito de suprir uma demanda técnica das pequenas cidades de Minas Gerais, a Associação Mineira de Municípios (AMM) dá início ao projeto “AMM nos Municípios – Encontros nas Macrorregiões”, que vai contemplar 30 cidades de cada uma das 10 macrorregiões do estado, alcançando os 853 municípios mineiros. O município de Andradas, no Sul de Minas, recebeu o primeiro encontro. O segundo será em Itapagipe, no Triângulo Mineiro, no dia 11 de agosto de 2017. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Minas) é um dos parceiros da AMM neste projeto de interiorização.
A iniciativa tem como finalidade promover reuniões para que os gestores e servidores públicos das cidades do interior de Minas Gerais tenham a oportunidade de discutir e debater temas de necessidade da sua região, além de reivindicarem ações e mais desenvolvimento. O Crea-Minas vai contribuir com sua experiência dos Encontros Regionais – Políticas Públicas e Corresponsabilidade Social, realizados entre 2012 e 2013. Os encontros mobilizaram 6700 profissionais da área tecnológica em 60 cidades de 12 regiões de Minas. Por meio de reuniões e debates, foram produzidos 11 cadernos técnicos, com 1248 proposições técnicas alinhadas aos eixos temáticos Meio ambiente, Rodovias, Urbanidade, Impacto das Chuvas e Alimentos.
Segundo o coordenador de políticas públicas do Crea-Minas, engenheiro civil José do Carmo Dias, o projeto da AMM será uma oportunidade para divulgar as políticas públicas da engenharia às novas administrações municipais, além de qualificar agentes públicos e técnicos que integram o Sistema Confea/Crea. “Em cada um dos encontros, vamos ministrar uma palestra técnica, demonstrando a importância das funções tecnológicas e do engenheiro como elemento fundamental para busca de soluções na formação do desenvolvimento econômico e social”, comenta. Segundo ele, serão distribuídos os cadernos resultantes dos Encontros Regionais com as principais necessidades técnicas de cada uma das 12 Regionais do Crea-Minas.
Além do Crea-Minas, o projeto tem como parceiros o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG),o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir/Subsecretaria de Integração Regional) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).