A pandemia de Covid-19 vem causando grande impacto nos sistemas de saúde e econômico. O Estado de Minas Gerais registrou 15.883 — exatamente três meses após registrar o 1º caso. Entre os infectados, 56% são do sexo masculino e 44% do sexo feminino.
Na região do Pontal do Triângulo Mineiro, os Municípios com maior número de casos confirmados de Covid-19 são: Ituiutaba (27), Frutal (11) e Capinópolis (10). Os dados são do boletim da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais.
A região do Pontal do Triângulo Mineiro é formada por 18 municípios. Confira a situação de cada município.
- Ituiutaba: 27 casos (de acordo com a Secretaria de Saúde de Ituiutaba)
- Frutal: 11
- Capinópolis: 10
- Planura: 07
- Campina Verde: 06
- Cachoeira Dourada MG: 02
- Gurinhatã: 0
- Ipiaçu: 03
- Santa Vitória: 01
- Carneirinho: 0
- Comendador Gomes: 0
- Fronteira: 01
- Itapagipe: 0
- Iturama: 01
- Limeira do Oeste: 0
- Pirajuba: 03
- São Francisco de Sales: 0
- União de Minas: 01
Cabe ressaltar que os Município de Centralina, Canápolis não integram a região do Pontal do Triângulo Mineiro. No entanto, fazem parte da microrregião da saúde de Ituiutaba, neste caso, Centralina assume um o segundo lugar no número de caso, com 23 confirmações.
A secretaria de saúde do Município de Capinópolis intensificou as medidas preventivas para evitar a proliferação de infecções pelo agente coronavírus (Covid-19). As barreiras sanitárias foram reimplantadas nas entradas da cidade. As praças da cidade — locais de grandes aglomerações— também foram interditadas e a fiscalização será intensificada.
Em Ituiutaba, a maior cidade da microrregião do Pontal do Triângulo Mineiro, 15 pacientes já receberam alta médica. Dois óbitos já foram confirmados.
Quando as informações incluem toda a região do Triângulo Mineiro, Uberlândia é o município com maior número de casos confirmados de Covid-19, registrando 1.187 infectados.
No Estado de Minas Gerais, a capital mineira, Belo Horizonte, já confirmou 2.455 casos de infecção pelo coronavírus.