Ituiutaba, Minas Gerais. Um extenso incêndio em vegetação foi registrado nessa sexta-feira, 11, por volta da 00h10 hora, na Avenida Doutor Omar Oliveira Diniz com a Rua Pirapitinga, no bairro Novo Tempo 2. O “clarão” das chamas pode ser visto à distância, despertando a vizinhança. Assim, o 2° Pelotão de Bombeiros Militar em Ituiutaba foi acionado em meio a inúmeras solicitações.
Prontamente, uma guarnição de socorro foi enviada até o local, sendo necessário o uso de abafadores e bombas costais para a contenção do incêndio, que consumiu mais de 5 hectares de vegetação nativa, após duas horas de trabalho dos militares.
Em meio ao fogo, animais foram vistos atordoados pela fumaça, vítimas da provável ação humana de incêndio florestal, prática considerada crime ambiental.
O CBMMG alerta para o aumento das queimadas: houve um aumento de 30% com relação ao ano de 2019, e de 256% com relação ao ano de 2018, comparando somente os registros de julho.
Cabe ressaltar que esse aumento acompanha o incremento no risco de desenvolvimento de doenças, devido à inalação de fumaça. Entre as enfermidades, tem-se o desencadeamento e agravamento de rinite, asma, bronquite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), problemas cardiovasculares e pneumonia. Crianças e idosos são os que mais sofrem, por serem mais sensíveis.