reunião hospital helio angotti1

Ituiutaba pode integrar a Rede de Hospitais de Câncer do Triângulo

Central de Jornalismo
Ascom

O superintendente do Hospital Doutor Hélio Angotti (Hospital do Câncer de Uberaba), Felipe Toledo Rocha, esteve em Ituiutaba para apresentar a Rede de Hospitais do Câncer do Triângulo (Rede HCT), que antes mesmo de ser concluída já é considerada modelo, pelo Ministério da Saúde que classifica o projeto como excelência no tratamento oncológico, podendo se tornar referência para as demais regiões do Brasil.

Ele veio a Ituiutaba a convite do presidente da Câmara Municipal de Ituiutaba, Odeemes Braz dos Santos (PSDB). “Participei do lançamento da Rede HCT na cidade de Iturama e percebi que Ituiutaba também poderia integrar este serviço, prestando atendimento não só à população do nosso município, mas também servindo de pólo para o atendimento às diversas outras cidades da região”, disse.

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

Odeemes Braz destacou ainda, que o município de Ituiutaba foi inserido na proposta de ampliação da Rede HCT graças à atuação direta do deputado federal Caio Narcio (PSDB-MG), que já destinou mais de R$ 18 milhões para entidades ligadas ao tratamento de câncer no Estado de Minas Gerais.

Durante a reunião realizada em Ituiutaba e que contou ainda com as presenças do secretário municipal de Governo, José João Dib Neto, e do médico e diretor clínico do Hospital São José da Sociedade de São Vicente de Paulo, Rodrigo Otávio Braga, foram divulgados números alarmantes sobre o câncer no País.

- Continua após a publicidade -
Ad image

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2016 e 2017, cerca de 600 mil pessoas desenvolveram algum tipo de câncer no Brasil, sendo 180 mil de pele, 61 mil de próstata e 58 mil casos de câncer de mama. No mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer. O principal problema, segundo a entidade, é a demora no diagnóstico da doença.

Secretário de Governo afirma que Rede HCT trará muitos benefícios

O secretário municipal de Governo, José João Dib Neto, disse que a proposta de inclusão de Ituiutaba na Rede HCT vem de encontro ao anseio da atual administração, de buscar soluções para o atendimento na área da saúde pública no município.

“A instalação de uma unidade de tratamento oncológico em Ituiutaba permitiria que a maior parte dos exames, diagnóstico e boa parte do tratamento pudesse ser realizado aqui mesmo no município, minimizando consideravelmente o desgaste e o incômodo por que passam as pessoas portadoras desta doença, que hoje são submetidas a viagens longas, desconfortáveis, para se tratarem em Uberlândia, Uberaba ou em Barretos (SP)”, avaliou o secretário.

A proposta inicial é de que em Ituiutaba a Rede HCT seja instalada no Hospital São José, único no município credenciado pelo SUS. “Temos total interesse em participar deste projeto. Hoje já possuímos uma parceria muito bem pavimentada com o governo municipal e a nossa inserção na Rede HCT nos permitirá ampliar ainda mais nosso atendimento, não apenas em Ituiutaba mas para toda esta região.

Publicidade
A ILHA SAÚDE ANIMAL

Para que este projeto se concretize será necessário buscar recursos financeiros junto aos governos Federal e Estadual, para a ampliação do espaço físico do Hospital São José, visando acomodar o novo centro de diagnóstico e tratamento de câncer em Ituiutaba, que deverá prestar atendimento de média complexidade e se responsabilizar pelo encaminhamento dos casos de alta complexidade para o Hospital Doutor Hélio Angotti, em Uberaba.

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo