Ituiutaba, Minas Gerais. Fortes rajadas de ventos no fim da tarde da última segunda-feira (07.dez.2021) derrubaram árvores em vários pontos da cidade. O 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado.
Uma árvore de grande porte caiu na Rua 22, bloqueando o trânsito de veículos em uma faixa no sentido Centro da cidade. O Corpo de Bombeiros Militar deu início aos trabalhos de desobstrução da via, realizando o corte da árvore e retirando o material que restava sobre a via pública.
Os bombeiros também foram acionados para desobstruir a Avenida Doutor Saul de Carvalho, na altura da Superintendência de Água e Esgoto de Ituiutaba, já que uma árvore havia caído no local. Os trabalhos foram concluídos já no período noturno, por volta das 19h30 — restabelecendo-se normalmente o fluxo de veículos.
Para a execução dos trabalhos os bombeiros utilizam motosserras, cones de sinalização, além é claro dos EPI’s necessários para manter a segurança dos militares.
Alerta do 2º Pelotão de Bombeiros de Ituiutaba
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais aproveita este período de fortes chuvas e rajadas de vento, para ressaltar a importância da participação da população para evitar quedas de árvore na cidade, que pode e deve ligar 193 sempre que se deparar com árvores com risco de queda e para trazer algumas orientações a toda população de Ituiutaba e região a respeito do corte de árvores que é realizado pela corporação.
Apesar de o incontestável valor das árvores para o ambiente, muitas vezes é conflitante o convívio delas no meio urbano, pois estão sujeitas às interferências naturais e antropogênicas, ao envelhecimento e ao acometimento de doenças, fatores esses que podem levar o espécime ao risco iminente de queda concomitantemente ao risco à vida e/ou bens. Nesse sentido, compete ao Corpo de Bombeiros adotar medidas que visem proteger as pessoas e o patrimônio. Uma dessas medidas é a vistoria quanto ao risco de queda, poda e corte de árvores, e para tal situação os militares contam com o aplicativo V Árvore. Vale ressaltar também que o Corpo de Bombeiros só realiza o corte e ou poda de uma árvore se ela oferecer risco iminente de queda, ou também nos casos de obstrução de vias pública, como ocorrido nesta tarde de segunda-feira, caso contrário a pessoa é orientada a adotar meios dentro da legislação vigente para realizar os trabalhos.