É provável que você já tenha ouvido falar sobre a campanha janeiro branco, mas afinal, você sabe qual o propósito desse projeto?
O janeiro branco é uma campanha que tem como objetivo despertar nas pessoas a reflexão e o cuidado com a saúde mental. Com isso, a campanha nos convida a pensar sobre nossas vidas, sobre o sentido que temos dado as nossas vidas, a qualidade das nossas relações e sobre nosso autoconhecimento.
Além disso, a campanha visa evidenciar a importância da saúde mental para a comunidade com o intuito de prevenir o adoecimento emocional da humanidade, algo que temos presenciado muito nos últimos tempos, mas que não temos cuidado como deveríamos.
De acordo com a OMS a depressão, por exemplo, é uma das principais doenças incapacitantes no mundo. Cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão e o estigma acerca da doença é um dos principais fatores que impedem a busca por ajuda.
Falar sobre saúde mental ainda é um tabu para nossa sociedade, principalmente por associarmos o cuidado mental a loucura. Infelizmente não é incomum ouvir pessoas dizendo que ir ao psicólogo ou ao psiquiatra é coisa para quem está louco.
É necessário sessar esse preconceito intrínseco na comunidade e compreender que nossa saúde mental deve ser prioridade todos os dias. Cuidar da mente é uma questão de amar a si mesmo e buscar qualidade de vida.
Viver a vida por viver é perda de tempo e perda de vida. E buscar ajuda psicológica não é sinônimo de fraqueza.
Os 5 objetivos da Campanha Janeiro Branco:
1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;
2 – Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;
3 – Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;
4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.
Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?
…
1 – Colocando os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional em máxima evidência na sociedade.
2 – Construindo, fortalecendo e disseminando uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade.
3 – Contribuindo para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas.
4 – Contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação do conceito de ‘psicoeducação’ entre as pessoas e as instituições sociais.
5 – Contribuindo para o desenvolvimento e a valorização de políticas públicas relativas aos universos da Saúde Mental em todo o mundo.
Aproveite a leitura deste artigo e faça uma balanço sobre sua saúde mental. Qual a importância que você tem dado para suas emoções? Como você tem valorizado a sua vida?