Uma cobra jararaca, adulta, de aproximadamente 1,5 metro, foi encontrada por funcionários dos Correios de Uberaba (485 km de Belo Horizonte) quando passaram pelo aparelho de raio-x a caixa de papelão onde ela estava guardada. O pacote, cujo remetente era de Uberaba, e o destinatário, de Bertioga (litoral de São Paulo), foi deixado na agência central dos Correios na tarde noite desta terça-feira (7), mas só foi identificado no final do expediente.
A Polícia Militar esteve no endereço citado na caixa, mas o dono da casa negou ter deixado a correspondência na agência. De acordo com a PM, o homem também desconhece o remetente. “Os policiais checaram a documentação dele e fizeram buscas no interior da residência, com a autorização do próprio, e nada foi localizado”, disse o tenente da Polícia Militar Ambiental Rivaldo Luciano de Oliveira.
A ocorrência foi registrada pelo crime de Tráfico de Animais Silvestres, mas, de acordo com o tenente, o caso foi passado para que a Polícia Civil investigue a motivação do crime. “Ainda não se sabe se o intuito era comercializar, realização de ‘simpatias’ ou para extrair o veneno do animal”, disse.
O tenente informou que o destinatário também não havia sido localizado. “Não sabemos se há câmeras de vigilância no local. Essa parte será avaliada pela Polícia Civil”, disse.
A cobra está na sede da 5ª Companhia de Polícia Ambiental, e, de acordo com o tenente, passa por exames. “Posteriormente entraremos em contato com o Ibama para saber os procedimentos que serão tomados com relação ao animal. Possivelmente, iremos devolvê-la ao seu habitat natural”, disse.