Uma estudante estrelassulense está propondo, por meio de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que o balneário Dona Beija, em Estrela do Sul, seja transformado em uma unidade de conservação ambiental. Trata-se de Joysse de Fátima Flores de Oliveira, 29, que está concluindo o curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal de Uberlândia – unidade Monte Carmelo.
O trabalho acadêmico, fundamental para que o universitário possa concluir um curso no ensino superior, chama a atenção porque é a primeira vez que alguém faz essa proposta para o balneário Dona Beija, um espaço que é considerado patrimônio histórico municipal e não recebe os cuidados necessários para a sua preservação. No lugar existem os escombros da casa onde morou Dona Beija.
Segundo a estudante, o principal motivo da escolha do tema para o trabalho foi que a criação de unidades de conservação na região é um tema muito forte e que merece atenção especial. “No Triângulo Mineiro existem apenas seis delas, públicas; as outras são particulares”, frisa mostrando a necessidade de se criar uma pública em Estrela do Sul. “O município tem uma área apta para isso”, diz.
Joysse, que é filha de Líbia de Fátima Flores e de Juraci Bernardo de Oliveira, foi criada em Estrela do Sul, mas hoje reside em Monte Carmelo. Ela entende que é possível transformar o balneário numa unidade de conservação, mas faz um alerta: “a área está muito degradada, precisa de cuidados, se trata de um bem histórico, que atrai muitos turistas e que ajudará na educação ambiental”.
O orientador da acadêmica é o professor Luciano Cavalcante de Jesus França.