Acionados pessoalmente, bombeiros foram informados que no endereço em questão, uma jovem, B.L.V., havia entrado em trabalho de parto em sua residência que fica ao lado do pelotão. De imediato o sargento Siqueira acionou uma guarnição dos Bombeiros via rádio, orientou o solicitante quanto aos procedimentos a serem tomados no local, e simultaneamente já ligou no hospital para prepará-los para receber a genitora e seu bebê.
“No local fizemos um estudo de caso e iniciamos o atendimento, pois deparamos com B. sentada no vaso sanitário já com a criança em suas mãos, e unidas pelo cordão umbilical. De posse do kit parto, iniciamos atendimento pela sucção das secreções que havia nas vias aéreas do recém-nascido com uso do bulbo aspirador, procedimento este que liberou a respiração em sua totalidade trazendo maior conforto ao bebê. Com o uso dos clamps umbilical e um bisturi, foi feito o corte do cordão umbilical. Usamos cobertores para aquecer a genitora e o recém-nascido”, conta o sargento.
Ambos foram transportamos para unidade médica, onde ficaram sob cuidados da equipe médica. “Vale ressaltar que B. nos relatou que não sabia de sua gravidez e que mais cedo havia ido em uma unidade de saúde onde foi tratada e medicada como cólica renal e que ficou surpresa com o nascimento da criança”.
Via Pontal Em Foco