A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) informou que fechará as seis unidades físicas próprias de atendimento ao público no interior do Estado. Entre elas a de Uberlândia e Uberaba.
O serviço continuará sendo prestado normalmente por servidores da Junta, que vão atuar em novos postos de atendimento que serão disponibilizados em dependências de outros órgãos e entidades parceiras do governo.
Foi informado que nenhum servidor será exonerado, nem haverá interrupção no atendimento presencial aos empresários. As mudanças vão ocorrer de forma gradativa.
A Jucemg também informou que o cronograma das mudanças está em fase de elaboração. As datas e os novos locais de atendimento ainda serão divulgados.
Confira as cidades que terão o prédio fechado: Juiz de Fora, Uberlândia, Varginha, Governador Valadares, Uberaba e Montes Claros.
Contenção de despesas
O fechamento do prédio é em alinhamento com a política econômica do governo do Estado na busca pela contenção de despesas e melhoria da qualidade do serviço prestado ao cidadão, e em conformidade com o decreto nº 47.689, de 26 de julho de 2019.
A Jucemg informou também que a medida se deve à ociosidade dos espaços físicos das instalações próprias de atendimento do interior. Principalmente porque existe um processo de informatização dos serviços prestados pelo órgão, em especial o Registro Digital de empresas.
Em 2019, por exemplo, das mais de 304 mil solicitações protocoladas na Jucemg, 99,81% foram feitas pelo site. Desse total de solicitações recebidas em 2019, apenas 340 foram protocoladas presencialmente nas seis unidades próprias do interior.
A unidade de Belo Horizonte e os outros postos de atendimento da Jucemg em outras regiões do Estado seguem funcionando, dentre os quais se destacam a Sala Mineira do Empreendedor e as Unidades Jucemg Minas Fácil.
Jucemg na região
A finalidade da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) é executar e administrar, no Estado, os serviços próprios do Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins, conforme a legislação federal.
Além disso, atua para fomentar, facilitar e simplificar o registro de empresas e negócios, em consonância com as políticas de desenvolvimento social e econômico do Estado.
Confira quais unidades funcionam em municípios da região:
- Sala Mineira do Empreendedor: Araguari, Araporã, Campina Verde, Carmo do Paranaíba, Conceição das Alagoas, Frutal, Ituiutaba, Iturama, Patos de Minas, Prata, Santa Vitória e Uberaba.
- Unidade Jucemg Minas Fácil Digital: Araxá, Coromandel, Monte Carmelo, Patrocínio e Uberlândia.
- Unidade Jucemg Minas Fácil: Uberaba
G1 Triângulo