‘SENSE8’ (Netflix)
Houve um tempo em que o fã de séries contava os dias para setembro, quando o ano escolar começava nos EUA e trazia as novas temporadas na TV.
Os programas sob demanda reviraram o calendário e fizeram de janeiro e junho -meses antes morosos porque as férias levavam o público para longe da TV com horário- uma mina de estreias.
Pois junho de 2015 exigirá do seriemaníaco dedicação e pesquisa.
Não só a quinta temporada de “Game of Thrones” termina (dia 14, com ou sem batalha?), como séries cultuadas voltam e projetos que já nascem com carimbo pop estreiam.
A coluna fez um pequeno guia de sugestões entre as muitas opções.
‘HANNIBAL’ (NBC/AXN)
O psicopata mais frio-e-sedutor da TV recomeça a vida na Itália ao lado de sua psicanalista (ninguém menos que Gillian Anderson).
Depois de duas temporadas bem-sucedidas e muito, muito sangue, a espera pelo jogo de gato-e-rato entre o dr. Lecter (Mads Mikkelsen) e o agente de polícia Will Graham (Hugh Dancy) cresceu -e a torcida para que ela não tenha o fim vexatório da cinessérie, também.
Estreou dia 4 e está disponível no site da AXN. Nível de expectativa: 7. Nível de medo: 5.
‘SENSE8’ (Netflix)
É a estreia de Andy e Lana Wachowski, os irmãos por trás da trilogia “Matrix”, no formato seriado. Conta a história de oito pessoas de partes diferentes do mundo com uma conexão mental entre si -motivo, claro, para serem perseguidas por uma organização secreta.
Se há pesos-pesados atrás das câmeras, na frente os nomes são pouco conhecidos. A Netflix promete pirotecnias narrativas, o que causa receio de frustração.
Os 12 episódios foram liberados dia 5. Nível de expectativa: 8. Nível de medo: 8.
‘ORANGE IS THE NEW BLACK’ (Netflix)
Eis uma série que começou mal, melhorou na segunda temporada e agora é objeto de culto.
A loirinha Piper (Taylor Schilling) e, inesperadamente, sua ex-namorada vamp Alex (Laura Prepon) estão de volta à prisão de Litchfield, o que aumenta a possibilidade de a história, após dedicar capítulos a cada personagem, se fixar nas duas (suspiro).
O risco é reforçado pela chegada de Stella (Ruby House), que aparece no trailer paquerando a protagonista. Saberemos dia 12. Nível de expectativa: 6. Nível de medo: 8.
‘TRUE DETECTIVE’ (HBO)
É difícil esperar muito de algo protagonizado por Colin Farrell (“Miami Vice”, o filme), mas, até aí,a interpretação memorável de Matthew McConaughey surpreendeu muita gente no ano passado.
A história, como prometido, é outra -Farrell e Rachel McAdams (“Meninas Malvadas”) são os mocinhos, Vince Vaughn (“Penetras Bons de Bico”) é o bandido, e a trama – a investigação do assassinato de um político da Califórnia – lembra muito “The Killing”.
A infelicidade coletiva continua lá, de pano de fundo. Estreia dia 21. Nível de expectativa: 10. Nível de medo: 10.