Noventa e sete cidades mineiras com baixo estoque do chamado “Kit intubação” – utilizado para sedação dos pacientes internados em estado grave com a Covid-19 -, estão recebendo, a partir desta sexta-feira (21), insumos para internação das vítimas. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que está distribuindo 120.135 unidades de fentanil, cisatracúrio e atracúrio.
“Os insumos são direcionados às instituições que se encontram com níveis considerados críticos de disponibilidade dos medicamentos”, ressaltou a pasta. Conforme o governo, o fentanil foi adquirido pelo próprio Estado e é suficiente para uma cobertura de 15 dias. Já o cisatracúrio e o atracúrio, comprados pela União, devem durar apenas três dias.
Segundo o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, a situação dos estoques de sedativos no Estado ainda é crítica, apesar de observadas melhoras em relação a cenários anteriores. “A Secretaria alerta que o cenário ainda não é confortável e todas as medidas de gestão continuam a ser executadas”, afirma.
Cenário
Em Minas, nesta sexta-feira, não há registro de falta de medicamentos para o kit intubação nas regiões de saúde, o que gere prejuízo à assistência. “É importante ressaltar que os estoques são muito dinâmicos, e a rede assistencial do Estado tem conseguido atender à demanda. Apesar de estoques restritos em muitas unidades, não há colapso instalado registrado em nenhuma”, pontua o diretor.