O comando da 9ª Região Polícia Militar de Uberlândia (9ª Risp) centralizou os atendimentos de emergência da Polícia Militar (PM) de dezoito cidades da região em Uberlândia, Minas Gerais. As ligações efetuadas para o número 190, serão direcionadas à central em Uberlândia e posteriormente, redirecionadas aos militares das cidades de origem.
A 9ª Risp afirma que a medida visa tornar o serviço mais eficiente e dinâmico.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (6) e o serviço foi alterado há cerca de um mês. Por dia, a PM recebe cerca de 2.800 ligações e aproximadamente 400 viram atendimentos e outras 400 viram registro de ocorrência.
Nesta fase de implantação, o 5º Pelotão PM de Capinópolis disponibiliza um telefone de emergência— 3263-2997.
A média é de quatro atendentes por 300 mil habitantes. Em horários considerados de pico – entre 16h e 20h – este número muda para um atendente para 100 mil habitantes.
O major explicou ainda que, com a centralização do atendimento, os policiais que faziam o serviço nas outras cidades foram liberados para o trabalho ostensivo. E acrescentou que, além disso, os atendimentos serão monitorados, sendo realizadas auditorias para verificar sobre a qualidade do trabalho prestado a comunidade.
Municípios que fazem parte da 9ª Risp
- Araguari
- Araporã
- Cachoeira Dourada
- Canápolis
- Capinópolis
- Cascalho Rico
- Centralina
- Estrela do Sul
- Grupiara
- Gurinhatã
- Indianópolis
- Ipiaçu
- Ituiutaba
- Monte Alegre de Minas
- Prata
- Santa Vitória
- Tupaciguara
- Uberlândia – sede da 9ª Risp