Será que existe algum psicopata trabalhando neste momento ao seu lado? Psicopatas não são capazes de sentir emoções sociais como vergonha, culpa e constrangimento, além de outros sentimentos relacionados a relações efetivas.
Um livro lançado nos Estado Unidos tenta jogar luz sobre esse tema e aponta, entre outras coisas, as profissões com maiores índices de psicopatas.
O psicólogo Kevin Dutton, autor do livro “The wisdom of psychopaths: lessons in life from saints, spies and serial killers” (A sabedoria dos psicopatas: lições em vida de santos, espiões e serial killers) afirma que a carreira com maiores níveis da doença é a de executivos. Em seguida, advogados e comunicadores sociais completam o pódio de psicopatas. Mas a lista dos dez mais tem ainda cirurgiões, policiais até os sacerdotes religiosos.
Enquanto executivos lideram a lista de psicopatas, agentes de saúde ficam nas últimas posições. O livro aponta também a lista das profissões com menos psicopatas. Além dos agentes de saúde, enfermeiros, terapeutas e artistas em geral tem menos índices da doença.
As profissões com maiores índices de psicopatias:
- 1 – CEO (Executivos)
- 2 – Advogado
- 3 – Comunicação Social (profissionais de Rádio e TV)
- 4 – Comerciante
- 5 – Cirurgião
- 6 – Jornalista
- 7 – Policial
- 8 – Sacerdote religioso
- 9 – Chef de Cozinha
- 10 – Burocratas
Por que os executivos lideram a lista?
Estudos indicam que até um em cada cinco pessoas em postos elevados ou conselhos de empresas estão escondendo tendências encontradas em um psicopata. Este profissionais utilizam alguns traços de personalidade psicopata para atrair e manipular pessoas e conseguirem o que querem.
Gerentes de fundos de investimentos com características psicopatas tiveram uma performance pior que seus colegas, segundo um novo estudo da Universidade de Denver e da Universidade de Berkeley.
Leanne ten Brinke, principal autora da pesquisa, acredita que esteja na hora de repensar velhas premissas de que ser frio e impiedoso sejam características positivas de chefes e gerentes.
As profissões com menos índices:
- 1 – Agente de saúde
- 2 – Enfermeiro
- 3 – Terapeuta
- 4 – Artesão
- 5 – Esteticista e Cabeleireiro
- 6 – Assistente social
- 7 – Professor
- 8 – Artista
- 9 – Clínico
- 10 – Contador
O infoposter abaixo ajudar a entender um pouco melhor esse universo obscuro e sombrio das pessoas que sofrem com a patologia
tag: psicopatas, psicopata, comportamento de um psicopata, como agem os psicopatas, profissão com mais psicopatas,