Canápolis, Minas Gerais. Uma história triste, que comoveu a cidade mineira de Canápolis, no início deste ano, acabou inspirando um livro emocionante, recheado de lutas e superações.
O livro “Os Quatro Fundamentos da Minha Vida” conta a história de uma mulher forte, destemida, que venceu uma bactéria implacável, causadora do botulismo.
A notícia sobre a intoxicação de três mulheres, que ingeriram pequi em conserva contaminados com a bactéria Clostridium botulinum, foi publicada pelo Tudo Em Dia em 30 de janeiro de 2020.
O livro é uma obra do escritor Sérgio Luiz de Jesus. Além de abordar os obstáculos diante de uma doença rara, também retrata questões da cultura imaterial da comunidade canapolina.
A protagonista da história, Renata, passou muitos meses internada para tratamento. Em seguida, foi submetida a um longo e doloroso processo de reabilitação. Durante este período, reviveu os princípios da vida e seus valores pessoais. Renata também ilustra sua narrativa com personagens marcantes do passado e presente da cidade de Canápolis.
Por ter uma temática cultural, a obra conta com o apoio da Casa de Cultura de Canápolis. Inspirada pela história, a coordenadora da instituição, Alessandra Pidruca, metodizou todos os processos de pesquisas e entrevistas. Pidruca tem evidenciado a cultura canapolina a nível regional, com projetos inovadores e sempre voltados à preservação das memórias de seu povo.
O livro “Os Quatro Fundamentos da Minha Vida” será lançado oficialmente neste sábado (10.out.2020), às 20h, em uma live no canal Kaduh Diaz no Youtube. A apresentação fica por conta do influenciador digital de Gutto Carvalho, com as presenças de Alessandra Pidruca e o casal Renata e Vadico.
Toda a renda oriunda da venda dos livros, será doada a uma instituição da cidade de Canápolis.