No último sábado, 14 de setembro, a Loja Maçônica Justiça e Verdade 1.459 celebrou seus 70 anos de fundação em uma cerimônia marcada por gratidão e reconhecimento. O evento teve início às 18h, reunindo amigos, familiares e maçons de diversas partes da região em seu templo, que estava lotado para prestigiar a ocasião.
Entre os convidados, estiveram presentes Leonardo Augusto Reis, Delegado Litúrgico do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, e Maurício Prado Filho, Presidente do Ilustre Conselho Filosófico de Kadosh 151 (Graus 19 ao 30).
A cerimônia também contou com a participação de Osvaldo Nozella, maçom e terceiro prefeito da história de Capinópolis, além do atual prefeito, Cleidimar Zanotto.
Durante o evento, o ex-empresário Jorginho Jacob Habib foi homenageado por sua contribuição à Creche André Luiz, que durante seu período de funcionamento contou com suas doações diárias de pães às crianças.
“A Loja Maçônica Justiça & Verdade 1.459, e a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul de Capinópolis tem o orgulho de expressar seus mais sinceros agradecimentos pela sua dedicação, amor e solidariedade às crianças da Creche André Luiz de Capinópolis. Seu comprometimento, profissionalismo e contribuição foram fundamentais para o sucesso das nossas atividades e para o cumprimento da nossa missão.”, destacou o texto do certificado.
O empresário Paulo Roberto do Nascimento, recebeu o carinho dos maçons por sua participação nos Festivais do Chopp, cuja renda era revertida para a creche André Luiz. Paulo Roberto doava gado.
Um documentário produzido pelo Tudo Em Dia, e exibido durante a cerimônia, resgatou a história da Loja Justiça e Verdade 1.459, destacando sua profunda ligação com a história de Capinópolis. O jornalista Paulo Braga fez a apresentação do documentário antes da exibição.
O advogado e maçom Janeir Parreira de Lima, e Doralice Pereira conduziram a linha narrativa do curta-metragem.
História
Fundada em 9 de setembro de 1954, por nomes como Jevoá Coelho Barbosa, José Arruda Mendes, José Gonzaga de Souza e outros, a loja se consolidou como uma das mais importantes do interior de Minas Gerais. Ao longo de seus 70 anos, quatro prefeitos maçons governaram Capinópolis, sendo três deles membros da Justiça e Verdade: Osvaldo Nozella, Iolando Ângelo e Cândido Vaz.
Osvaldo Nozella, que foi vice-prefeito na gestão de Odovilho Alves Garcia, é lembrado por ter liderado um marco importante para o município: a chegada da energia elétrica e do sistema de telefonia no início da década de 1960. Esse momento foi um divisor de águas para o progresso de Capinópolis.
Outro capítulo importante da história da loja foi a fundação da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul de Capinópolis, em 25 de agosto de 1970. Reconhecida como entidade de utilidade pública em nível municipal, estadual e federal, a fraternidade teve um papel crucial no desenvolvimento social da cidade.
Gilson Nunes Zanotto, Venerável Mestre da Loja, agradeceu a todos pela presença e reforçou o compromisso da Justiça e Verdade 1.459 com os princípios maçônicos. “Em meu nome e de todos os irmãos pertencentes à Loja, agradeço imensamente todos os cumprimentos recebidos. De nossa parte, tenham certeza que continuaremos com o trabalho sério e repleto de amor à nossa Ordem com a mesma força, dedicação e parceria com todas as Lojas irmãs. Estaremos sempre defendendo nossa tríade “Igualdade, Fraternidade e Liberdade” e nos esforçando para tornar a humanidade mais feliz. Rumo aos 100 anos de trabalho, dedicação e sucesso!”, destacou o Venerável.
A celebração contou com entrega de comendas a alguns maçons do quadro da Justiça e Verdade, e foi encerrada ao som da Banda de Música Santa Cecília, de Capinópolis, em uma noite que ficará marcada na memória da cidade e de todos os presentes.