A nova remessa com 308 mil doses da vacina Coronac que deve ser distribuída pelo governo de Minas até essa segunda-feira (17) para as regionais de saúde, deve ser suficiente para regularizar a situação de idosos e trabalhadores da saúde que estão com a aplicação da segunda dose atrasada em Belo Horizonte. De acordo com a planilha de distribuição divulgada neste sábado (15) pelo Estado, a capital mineira deve receber, ao todo, 65.100 doses da vacina.
Como mostrou a reportagem de O TEMPO na última semana, Belo Horizonte precisava de 53.600 doses para vacinar os idosos de 64 a 66 anos. Além disso, a Prefeitura de Belo Horizonte confirmou, por meio de nota, que cerca de 7 mil trabalhadores da saúde com idades entre 43 a 49 anos também aguardam a aplicação da segunda dose, totalizando 61.600 pessoas na fila para vacinar.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), anteriormente, 80 mil doses eram necessárias para concluir o esquema vacinal das pessoas que têm entre 64 e 67 anos. Com a chegada de uma nova remessa de vacinas na segunda-feira, 16.400 doses da Coronavac foram somadas a outras 10 mil que estavam no estoque da SMSA, e foi possível retomar a aplicação da 2ª dose nos idosos de 67 anos – grupo composto por aproximadamente 26 mil pessoas.
“É importante esclarecer que a aplicação da segunda dose para além dos 28 dias não compromete a eficácia da vacina. Tão logo as vacinas sejam entregues, haverá continuidade da aplicação de segundas doses do imunizante para as pessoas abaixo de 67 anos. A Prefeitura reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para continuidade do processo”, diz a nota da PBH.
A prefeitura também informou que a Secretaria Municipal de Saúde fará a retirada das novas doses assim que for autorizada e que, tão logo o quantitativo recebido seja confirmado, novos grupos de vacinação serão anunciados.