Um dos mais tradicionais magazines do Triângulo Mineiro acaba de completar 60 anos de uma história de sonhos, perseverança e sucesso. O Magazine Brasil Líbano, fundado em Capinópolis, Minas Gerais, em 1960, sempre adotou um sistema familiar na gestão.
Reconhecida como uma loja que vende de tudo e que não perde negócio, o Magazine Brasil Líbano começou de forma mais modesta, atuando como vidraçaria.
Os fundadores
Nascido em 13 de fevereiro de 1929 na cidade libanesa de Minyara, Naouphal Farid Ibrahim casou-se com Ramza Sabbag Farid em 02 de outubro de 1955 e foram morar no norte do Líbano. O casal vivia com dificuldades, porém, a forte união inspirava sonhos.
O desejo de terem uma vida melhor teve início em 1958, quando Naophoal, ainda oficial do exercito libanês, e a esposa Ramza, resolveram deixar o Líbano e migrarem-se para o Brasil.
Dois irmãos de Ramza Sabbag, Yousef e Ramz, já moravam na região do Triângulo Mineiro, na cidade de Ituiutaba.
Vislumbrando uma nova vida no Brasil, o casal libanês viajou por 21 dias a bordo de um navio, cruzando o Atlântico rumo às terras brasileiras. Dois filhos pequenos — Khalid Ibrahin e Suzana Naufal— vieram no colo dos pais.
A princípio, o casal desembarcou no Rio de Janeiro e mudaram-se para a cidade mineira de Ituiutaba, onde Naouphal trabalhava com o cunhado. Cerca de um ano depois, o casal foi morar na recém emancipada Capinópolis, com o objetivo de trilhar o próprio caminho.
No Brasil, o cartório o registrou com a grafia Naufal farid Ibrahim.
Já em terras capinopolenses, foi fundada a empresa Vidraçaria Brasil Líbano em 01 de agosto de 1960. Com apenas uma pequena porta, Naophal Farid fazia espelhos, porta-retratos, janelas de vidro, realizava manutenção em fechaduras e vendia cadeados.
Quando a loja não tinha algo que o cliente desejava, Naouphal logo procurava um fornecedor daquele produto e passava a comercializá-lo. Dentro de pouco tempo, a pequena loja teve de ser ampliada. A esposa Ramza sempre foi o braço forte do marido Naouphal, auxiliando nos negócios e na criação dos filhos.
O casal teve outros três filhos já no Brasil — Romez Farid, Silvana Naufal e Amir Naufal. Todos acabaram seguindo o exemplo dos pais, se tornando comerciantes e abrindo lojas em Capinópolis, Canápolis, Ituiutaba e Internet.
Khalid Ibrahim, o filho que Naophal trouxe do Líbano nos braços, se tornou um grande admirador e parceiro do pai nos negócios.
A honestidade simplicidade do libanês sempre foram destaques na sua trajetória de sucesso. Em 2010, foi eleito o empresário do ano em Capinópolis.
Fã de Malala Yousafzai
Em 2012, em uma conversa informal com o jornalista Paulo Braga, disse ser um grande admirador de Malala Yousafzai. Em 2009, a adolescente Malala escreveu para a emissora BBC, no qual detalhava o seu cotidiano durante a ocupação talibã, as tentativas destes em controlar o vale e os seus pontos de vista sobre a promoção da educação para as jovens no vale do Swat. Um ano depois, o jornal New York Times publicou um documentário sobre o cotidiano de Malala e sua luta pelo direito ao ensino em uma escola. Em outubro de 2012, Malala entrou numa van escolar na província de Khyber Pakhtunkhwa. Um homem armado chamou-a pelo nome, apontou-lhe uma pistola e disparou três tiros. Uma das balas atingiu o lado esquerdo da testa.
O enviado especial das Nações Unidas para a educação global, Gordon Brown, lançou uma petição da ONU em nome de Malala com o slogan I am Malala (“Eu sou Malala”), exigindo que todas as crianças do mundo estivessem inscritas em escolas até ao fim de 2015, petição que impulsionou a retificação da primeira lei de direito à educação no Paquistão.
Sucessão familiar
Sempre ao lado dos pais, Khalid Ibrahim assumiu o controle do Magazine Brasil Líbano após o declínio da saúde do pai.
Mesmo com a chegada de grandes redes varejistas à Capinópolis — como Eletrozema e Eletrosom— o Magazine Brasil Líbano soube se reinventar e continuou a crescer. Um dos grandes segredos dos sucesso foi estabelecer laços de amizade e confiar no cliente.
O empresário Naophal Farid faleceu em 21 de janeiro de 2018, deixando um legado de sucesso, amizades que o admiravam.
“A transição feita do papai para nós vai permanecer bem sólida, por foi feita em uma base forte. Pretendemos continuar e que venham os próximos sessenta anos, pois agora, estou com meu filho. O amor é o mesmo, a paixão é a mesma. Vamos lutar para manter a tradição”, disse Khalid Ibrahim.
O filho de Khalid, Willian Andraus, já integra o quadro societário do Magazine Brasil Líbano e adota uma postura de modernizar as operações da empresa.
Com o slogan “Uma tradição que se renova a cada dia”, o Magazine Brasil Líbano mostra que ainda tem muita história para contar.