“Juntos Salvamos Vidas”. Esse é o tema da campanha Maio Amarelo neste ano. Lançada nesta segunda (2) em Belo Horizonte, a ação tem como objetivo não somente chamar a atenção para os números alarmantes de acidentes no trânsito, mas também conscientizar as pessoas em relação às principais medidas de segurança que devem ser tomadas para evitar tragédias.
Segundo dados da Polícia Militar Rodoviária, 2021 registrou 9.600 acidentes nas rodovias mineiras. E, apesar de no primeiro quadrimestre deste ano o número de acidentes ter reduzido 37%, o total de mortes chegou a 1.060.
Usar cinto de segurança, prestar atenção ao volante e olhar os dois lados antes de atravessar a rua são algumas das medidas mais lembradas quando se fala em segurança no trânsito. Porém, o cuidado deve ir muito além disso, conforme destaca o diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ametra), Alysson Coimbra.
“É necessário sempre se colocar no lugar do outro. Quem está dirigindo pode ser o pedestre de amanhã. É preciso ter empatia, educação, respeito e entendimento do trânsito como espaço coletivo, onde todos têm os mesmos direitos e deveres”, diz ele.
Veja as dicas do especialista para manter a seguraça no trânsito.
Motoristas
1 – Atenção à sua saúde
Além de não ingerir álcool antes de dirigir, não assuma a direção do veículo se você não estiver nas melhores condições de saúde. Se precisa de óculos, não deixe de utilizá-los.
2 – Não dirija se estiver com sono
Apenas esteja na condução do veículo se você tiver dormido de 6h a 8h na noite anterior. Cansaço e fadiga são causas de acidentes.
3 – Use cinto de segurança
Lembre-se que o item não deve ser utilizado somente pelo motorista, mas por todos os ocupantes do veículo, inclusive por aqueles que se assentam nos bancos de trás.
4 – Cuidado com as regras
Sempre respeite as regras de circulação das vias.
5 – Seja gentil com os pedestres
Fique atento e dê a preferência a eles.
6 – Atenção aos ciclistas
Mantenha a distância de segurança deles.
7 – Dê a preferência
Sempre que possível, dê a preferência para qualquer veículo, principalmente os que transportam doentes, ambulâncias e veículos de segurança.
8 – Faça manutenções periódicas
Cuidado com a manutenção e com a revisão dos veículos é fundamental.
Pedestres
1 – Cuidado por onde anda
Transite somente na calçada.
2 – Olhe para os dois lados
Atravesse a rua apenas pela faixa de pedestre, estando o sinal aberto para essa finalidade.
Ciclistas
1 – Atenção ao guiar a bicicleta
Trafegue sempre à direita da via ou nas ciclovias.
2 – Mostre que você está lá
Utilize vestuário que permita que as pessoas te vejam melhor, como roupas coloridas e dispositivos luminosos no capacete ou na bicicleta.
3 – Use acessório de segurança
Não se esqueça do capacete.