Um eclipse lunar total que vai ocorrer no próximo dia 16 de maio poderá ser visto de Belo Horizonte e de vários pontos do Brasil. O fenômeno vai será observado das 22h30 do dia 15 de maio até 3h50 da madrugada do dia 16. O pico será às 1h11. A última vez que o fenômeno ocorreu foi em 2019.
Durante o eclipse, a lua fica até 7% maior que o normal e ganha uma coloração avermelhada. “Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na lua”, explica a Nasa em seu site.
Além de poder ser observado no Brasil, o eclipse também vai aparecer em partes da América do Norte, África e Europa. Um segundo eclipse lunar ainda vai ocorrer neste ano no dia 8 de novembro.
Não há necessidade de equipamentos de segurança para os olhos para ver os eclipses lunares. Essa precaução só deve ser adotada em eclipses solares, por causa dos raios ultravioletas. O fenômeno pode ser visto a olho nú, mas equipamentos como telescópio podem ajudar na visualização.