Mais um caso de atropelamento de ciclista em rodovia mineira foi registrado na tarde desse domingo (28/5). Um homem, de 65 anos, foi atropelado por um motorista quando passava pela BR-040, em Nova Lima, na Grande BH. A vítima trafegava no sentido do Rio de Janeiro.
O idoso foi socorrido pela equipe da concessionária Via 040, tendo sido levado para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. O motorista fez o teste de bafômetro, que deu resultado negativo.
Em seu depoimento à Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista contou que o atropelamento ocorreu no momento em que seu carro foi fechado por um caminhão.
Pelo menos outros cinco casos, alguns com mortes de ciclistas aconteceram em apenas cinco meses de 2023.
Em abril, o ciclista Eduardo Lobato, de 31, morreu depois de ser atropelado, próximo do local do acidente desse domingo, também na BR-040, por um motorista embriagado.
Ainda em abril, a microempresária Jéssica Francine Lopes Pereira Alexandre, de 37, perdeu a vida após ser atropelada por uma carreta quando pedalava na BR-135, em Bocaiúva, na Região Norte do estado.
Na mesma região, na BR-135, no mesmo mês, o lavrador José Domingos Ferreira de Melo, de 60, também morreu depois de sua bicicleta ser atingida por uma moto.
A sequência fatal mostra o perigo a que são expostos os adeptos do transporte sobre duas rodas e liga o alerta para a necessidade de cuidados redobrados.
No início deste mês, Thiago Barbosa Bento, de 33, foi atropelado na MGC-356, em Belo Horizonte, pelo motorista Antônio Augusto Bembem da Silva, de 21 anos, que era inabilitado e foi preso preventivamente.
Em Belo Horizonte
Em fevereiro, um cicilista de 42 anos perdeu parte da perna esquerda, depois de ser atropelado na Avenida Cristiano Machado, na altura do bairro Floramar, na Região Norte de Belo Horizonte. Segundo a polícia, o motorista estava embriagado.