Movimentos sociais e trabalhadores da área de educação ocuparam, no final da manhã desta quinta-feira (8), a sede do Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, na região Centro-Sul da cidade. De acordo com integrantes do Movimento de Mulheres Olga Benário e trabalhadores do Caixa Escolar, que idealizaram a ocupação, a ação foi motivada como forma de protesto contra os cortes na educação promovidos pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Ainda segundo os manifestantes, há uma série de demissões e cortes no funcionalismo das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei). Há pouco, a Polícia Militar tentou intervir na ocupação, o que gerou um início de confusão. Manifestantes no local relatam terem sofrido jatos de spray de pimenta e agressões vindas de policiais. Segundo os ocupantes, um homem teria sido preso por supostamente resistir à chegada da corporação.
Os manifestantes afirmam “exigir” que o prefeito Alexandre Kalil (PHS) “assuma o compromisso de garantia do emprego dos atuais trabalhadores”.
Mais cedo, educadores do município paralisaram suas atividades em escolas e Umeis da capital para realizar uma assembleia na Praça da Estação.
A situação permanece delicada no local. A reportagem aguarda um posicionamento da prefeitura.
Em nota, os movimentos argumentaram pela realização do protesto:
“As funcionárias e funcionário da Caixa Escolar fizeram uma assembleia hoje e decidiram pela paralisação em várias escolas municipais e marcharam para a Secretaria de Educação para exigir a NÃO DEMISSÃO dos funcionários do caixa escolar!
Ao chegarem foram recebidos com truculência pela Guarda Municipal que deu cassetadas nas companheiras e companheiros além de muito spray de pimenta! Uma companheira FOI PRESA e uma barricada está sendo formada pela guarda agora, não permitindo nem a entrada nem a saída do edifício.
As demissões fazem parte do pacote de medidas implementadas pela Secretaria de Educação, que precariza as UMEIs.
Ambos os movimentos de resistência a esse ataque a educação infantil de Belo Horizonte desocuparão a Secretaria após se reunirem com a Secretária de Educação e o Prefeito Alexandre Kalil!”.
Aguarde mais informações.