Uma mulher, detrás de um balcão de mercearia, começa a contar sua história. “Meu nome é María del Carmen, tenho 40 anos, sou viúva e tenho quatro filhos para criar.”
Seu tom é calmo, mas ela vai se inflamando e termina aos gritos.
“Na Colômbia, as escolas privadas são caras, e a educação pública é de péssima qualidade.” Ao final, está tão nervosa que começa a atirar as laranjas que estão à sua frente, enquanto isso, ouve-se uma claque aplaudindo atrás.
O mais novo spot publicitário do candidato conservador Óscar Iván Zuluaga, de autoria do brasileiro Duda Mendonça, inspira-se no comercial “João”, feito para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Nele, um jovem da periferia contava sua saga para entrar na faculdade e dizia que iria completar o sonho de seus pais.
“Eu usei o mesmo formato, mas o conteúdo é diferente. O spot colombiano está focado só na educação. Fiz pesquisas de aceitação e foi aprovado em vários Estados. Além disso, a educação aparece na frente da paz entre as preocupações dos colombianos [em segundo, enquanto a paz está em sétimo]. Por isso escolhemos esse tema para a última semana da campanha”, disse Mendonça à Folha de S. Paulo