A partir de segunda-feira (8/5), a abertura para o processo de solicitação dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), remédios de alto custo para tratamento de doenças raras ou de uso prolongado, será feito exclusivamente na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, Região Central de Belo Horizonte.
Os pedidos para os medicamentos especializados da Farmácia de Minas de BH, órgão responsável pelo recebimento das solicitações e pela dispensação dos medicamentos da CEAF, eram feitos na sede do bairro Carlos Prates, Região Noroeste da capital.
A mudança atinge 39 municípios que abrangem a Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte, e tem o objetivo de reduzir o tempo de espera dos cerca de 200 novos usuários que buscam o serviço por dia e ampliar a capacidade da Farmácia de Minas na entrega dos medicamentos.
Segundo dados do Governo de Minas, até abril de 2023, já foram abertos 8.299 protocolos de solicitação de medicamentos, uma média de 2.075 por mês. Em todo o ano de 2021, foram feitas 19.450 solicitações, uma média mensal de 1.621 e em 2022, foram 21.243 pedidos, uma média de 1.770 novos processos ao mês.
Os demais serviços oferecidos pela Farmácia de Minas na capital mineira, como a dispensação de medicamentos, a inclusão de novos documentos e o agendamento de retorno, continuam sendo realizados normalmente no Carlos Prates.
Para agendar o dia e horário do atendimento basta acessar o Portal Cidadão e aplicativo MG App, e comparecer, posteriormente, na UAI Praça Sete, para entrega dos documentos devidamente preenchidos.
A relação completa dos documentos necessários para cada condição de saúde está disponível no site da SES-MG.
Os municípios atendidos
- Belo Horizonte
- Belo Vale
- Betim
- Bonfim
- Brumadinho
- Caeté
- Confins
- Contagem
- Crucilândia
- Esmeraldas
- Florestal
- Ibirité
- Igarapé
- Itabirito
- Jaboticatubas
- Juatuba
- Lagoa Santa
- Mariana
- Mário Campos
- Mateus Leme
- Matozinhos
- Moeda
- Nova Lima
- Nova União
- Ouro Preto
- Pedro Leopoldo
- Piedade dos Gerais
- Raposos
- Ribeirão das Neves
- Rio Acima
- Rio Manso
- Sabará
- Santa Luzia
- Santana do Riacho
- São Joaquim de Bicas
- São José da Lapa
- Sarzedo
- Taquaraçu de Minas
- Vespasiano
Cerca de 54% das solicitações mensais de medicamentos são referentes a usuários residentes em Belo Horizonte. Contagem, Betim e Ribeirão das Neves somam outros 20% dos atendimentos e os demais municípios da Regional de Saúde respondem pelos 26% restantes.