Três assaltantes entraram em tiroteio com a Polícia Militar na manhã desta sexta-feira na BR-381, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, após roubarem um carro em Contagem e baterem o veículo na beira da rodovia. Dois dos assaltantes são menores de idade, com 16 e 17 anos. Eles foram detidos e o terceiro suspeito está foragido.
A vítima do roubo, que não será identificada, contou à reportagem que por volta de 10h20 estava saindo de uma oficina no bairro Flamengo, em Contagem, onde havia trocado o óleo do carro, quando um homem entrou na frente do veículo. Pensando que seria um pedestre, a vítima parou o carro e foi abordada pelos três assaltantes. “Eu achei que ele fosse pedestre. Aí ele tirou o revólver, pôs na minha cabeça e falou ‘perdeu perdeu perdeu, desce desgraçado, desce’. Eu peguei e saí do carro, super nervoso. O outro assaltante já veio, sentou no banco do passageiro e falou ‘pega o celular dele, pega o celular dele’, e o outro já entrou no banco de trás”, contou.
Segundo o tenente Leonardo Lemos, do 2º Batalhão de Policiamento Especializado de Contagem, após a vítima acionar a Polícia Militar, oficiais rastrearam o veículo roubado e o seguiram. Ao avistarem as viaturas, criminosos atiraram contra os policiais e um tiroteio teve início. Um dos tiros disparados pelos oficiais atingiu o pneu do carro conduzido pelos criminosos, que perdeu o controle e bateu. “Os militares sabiam que a BR estava congestionada, foram por dentro dos bairros e chegaram ao local para fazer o cerco e o bloqueio. Lá, eles desembarcaram e esperaram a proximidade do veículo. Esse veículo visualizou, tentou jogar o carro em cima da viatura e os assaltantes efetuaram os disparos contra os militares, que dispararam em legítima defesa”, explicou.
Os três suspeitos tentaram fugir, mas apenas um conseguiu se esquivar dos policiais. Um deles foi detido pelos militares durante a tentativa de fuga e o outro, baleado, foi socorrido. Ele foi baleado na perna e na lombar, encaminhado inicialmente para a UPA de Contagem e transferido, posteriormente, para o Hospital Regional de Betim, onde, segundo a PM, está internado e não corre risco de morte.
Segundo o tenente Leonardo Lemos, polícia ainda não sabe se menores apreendidos têm passagem pela polícia. Para o tenente, tiroteio mostra que assaltantes têm ficado mais audaciosos em suas ações. “Foi uma troca de tiros intensa e percebe-se que eles não tiveram nenhum medo dos militares. Para tentar se safar de qualquer maneira, além de tentar jogar o carro para cima dos militares, eles ainda efetuaram disparos. Então mostra que eles estão ficando mais audaciosos nas ações”, afirmou.
A vítima do roubo contou à reportagem que é a segunda vez que tem o carro roubado. Para ela, sensação era de que seria morta. “Na hora eu achei que eles iam me matar. Já saí do carro todo trêmulo e nisso já fui correndo para dentro da oficina. Eu pensei que eu iria morrer, porque a pessoa chega e coloca um revólver na sua cabeça. Mas Deus me livrou”, afirmou.