A prática de skate está entre as modalidades esportivas que mais cresce em Minas, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Esportes. O resultado da pesquisa levou o governo a lançar um edital para a construção de pistas coletivas para a prática do esporte. O valor a ser investido chega a R$ 3 milhões.
O edital será lançado na quinta-feira (14) no Centro de Referência da Juventude que fica no prédio anexo à praça da Estação, no centro da capital mineira. O projeto é uma parceria do Estado com a Central Única das Favelas (Cufa) e está recebendo incentivo da Federação Mineira de Esportes Radicais (FMER) e da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Esportes, o objetivo é reforçar a importância da prática do skate como ferramenta de lazer, cidadania e ponto de partida para possíveis formações de atletas na sociedade.
Segundo o campeão sulamericano de skate Mateus Cavinato, 26, essas pistas serão um incentivo aos novos atletas. “Comecei com os meus 18 anos e, hoje, como profissional, tenho visto que é de suma importância esse acesso às pistas e a pratica do esporte por pessoas de periferias”, conta. Belorizontino, Mateus também aposta que o projeto servirá como uma lição de vida para as crianças. “O skate me faz bem e acredito que é uma proposta educativa para o futuro, pois o skate te ensina a errar sem desistir, a cair e levantar, seguindo em frente de cabeça erguida”, concluiu.