O aplicativo de mensagens Telegram foi banido do Brasil nesta sexta-feira (18.mar.22) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
A decisão é direcionada a plataformas digitais e provedores de internet, que devem adotar medidas para impedir o uso do aplicativo de mensagens no país.
Uma informação publicada pelo portal G1 diz que Moraes determinou uma multa diária de R$ 100 mil a quem não cumprir a decisão.
Motivo do bloqueio
O pedido do ministro vem em sequência de um apelo da Polícia Federal, justificando que o aplicativo é conhecido por não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diferentes países, inclusive colocando esse ponto como vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) requisitou a Pavel Durov, criado do app, que uma reunião fosse marcada com representantes do mensageiro no Brasil. Seriam discutidas medidas para mitigar o efeito massivo da distribuição de mensagens em grupos do Telegram.
Qual o maior concorrente do Telegram?
O mais conhecido é o WhatsApp. O app é o mensageiro mais utilizado pelos brasileiros, estando presente em 99% dos celulares no país.